Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Seduc abre concurso aos alunos do ensino médio da rede estadual

                     Competição é para alunos do ensino médio. Foto: Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu esta semana o concurso Moacyr Scliar 80 Anos: o Mestre das Palavras. A ação é voltada a todos os estudantes do ensino médio da rede estadual e premiará os três melhores trabalhos. A realização é do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe).
Para participar, o aluno precisa escolher um conto do escritor gaúcho, selecionar o primeiro parágrafo e, a partir daí, na base da criatividade, criar um novo conto. As redações devem ter entre 20 e 50 linhas. “Depois de ler o conto e copiar o primeiro parágrafo, o aluno deverá imaginar: ‘Se eu fosse o Moacyr Scliar, de que outra forma conduziria este conto?”, explicou a coordenadora da Sebe/Seduc, Maria do Carmo Mizetti.

As redações serão produzidas em sala de aula, com supervisão do professor. Cada escola estadual poderá selecionar até cinco trabalhos e encaminhá-lo para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) correspondente. Por sua vez, cada uma das 30 CREs escolherá as seis melhores redações e as enviará para a Seduc. Caberá à Secretaria, com um júri formado por cinco professores, escolher os três melhores.

Prazos

O prazo para os alunos produzirem o material vai até 23 de outubro, e as escolas precisam entregar as redações nas CREs até 31/10. Ainda na primeira quinzena de novembro, a Sebe/Seduc vai apontar os melhores trabalhos, que serão anunciados em cerimônia na Capital – conforme Mizetti, o local deverá ser anunciado nas próximas semanas.

Os ganhadores vão receber um leitor de livro digital (E-reader) da Amazon – o modelo é o Kindle Paper White, com wifi, iluminação embutida e tela de seis polegadas. O prêmio foi oferecido pela viúva do escritor, Judith Scliar, que apoia o projeto.

Homenageado

Dono de vários prêmios importantes, como o Jabuti e da Associação Brasileira de Letras, o porto-alegrense Moacyr Scliar morreu em 2011, aos 73 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Médico por formação, é considerado pela crítica especializada um dos principais escritores gaúchos de todos os tempos.


Seduc RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário