Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

CAPACITAÇÃO DE INVERNO REUNE DIRETORES DE ESCOLAS COM EDUCAÇÃO BÁSICA NA 21ª CRE





Equipe pedagógica da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realizou, em 30 de julho, capacitação com os diretores das Escolas Estaduais com Ensino Fundamental e Médio de sua área de abrangência. O evento ocorreu no auditório desta coordenadoria nos turnos manhã e tarde. A capacitação para as Escolas Estaduais Indígenas está agendada para o dia 7 de agosto.

Na abertura, a coordenadora interina, Ledi Daiana Diesel, destacou as novas propostas de governo para a educação e a grande responsabilidade dos gestores das escolas. A capacitação constou de atualizações com o objetivo de repassar informações visando o cumprimento das novas propostas.

As questões relacionadas ao Sistema de Informações da Secretaria de Educação (ISE) foram repassadas pelo assessor do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Oscar Ari Hübner. Ele enfatizou o aplicativo Tua Escola ao detalhar a chamada online que será estendida a todas as escolas estaduais do RS a partir de agosto.


Clecir Inês Von Mühlen, assessora responsável pelo Setor Pedagógico da 21ª CRE, após discorrer sobre os índices do SAERS e IDEB apresentou os três novos projetos do RS voltados à alfabetização e à correção dos referidos índices. Trata-se do RS Alfabetizado, do Aceleração RS, voltado aos anos iniciais, e, do Tô Chegando, que objetiva tratar da transição do 5º para o 6º ano.

No turno da tarde, Margaret Mocelini, que de manhã havia procedido às dinâmicas do evento, expôs detalhes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Regimento Curricular Gaúcho (RCG), documentos norteadores da educação no Brasil e no RS. A partir da fala de Margaret, Clecir orientou a elaboração do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar. Tais documentos deverão ser elaborados a partir da realidade de cada comunidade escolar e entregues na coordenadoria até 10 de setembro.

Questões das Escolas do Campo e Em Tempo Integral também foram esclarecidas por Clecir. E, Assuntos ligados às culturas Afro e Indígena foram tratados pelo assessor Gilmar Marcolan.

Para encerrar as atividades Magda Helena Adoryan coordenou uma atividade em grupos. Esta abrangeu conversações visando identificar causas das reprovações e infrequências para definir estratégias aptas a diminuir a infrequência e a reprovação escolares.

No Intervalo, equipe da 21ª CRE e diretores comemoraram os 55 anos de existência desta coordenadoria transcorrido dia 24. Com bolo, alegria e o clássico “parabéns a você”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário