Os estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio já podem voltar às atividades escolares nesta quarta-feira, 12, dando continuidade ao calendário de retorno às aulas presenciais estipulado pela Secretaria da Educação do RS.
Quem chega no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul (4ª Coordenadoria Regional de Educação) cedo pela manhã, logo encontra a diretora Roseli Maria Bergozza e sua equipe. Eles estão completamente envolvidos em manter as diretrizes de segurança para o retorno presencial dos alunos do Ensino Médio.
Preparada para orientar os professores e assegurar que tudo ocorra bem dentro das salas de aula, Roseli recebe a todos com hospitalidade e uma dose extra de entusiasmo.
Sempre vigilante, a diretora expõe sua realidade: "O retorno está sendo recompensador. Estamos muito atentos ao plano de contingência e como temos muitas turmas, o trabalho se intensifica", declara.
Ainda um pouco tímidos, os jovens estão se familiarizando com a nova forma de conviver e de aprender. Reação também observada nos professores, que tiveram que se reinventar na pandemia. A professora de língua portuguesa e literatura, Ana Cardoso, explicou que o momento exige cuidados: "Estamos seguros de que estamos fazendo o nosso melhor, tanto no presencial, quanto no uso da plataforma digital”, reitera.
A coordenadora da 4ª CRE, Viviani Devalle é enfática ao ressaltar a autonomia das escolas em avaliar a melhor estratégia de organização para que o retorno presencial ocorra de forma tranquila. “São 118 escolas em 14 municípios. Temos diferentes realidades que devem ser observadas em cada uma das instituições. Respeitamos cada uma delas e nossos diretores têm um canal aberto para sanar dúvidas e organizar seu ambiente escolar da melhor forma possível”, destacou.
O retorno às aulas presenciais está ocorrendo nos diferentes níveis de ensino desde o último dia 3 e foi cuidadosamente organizado ao longo do ano com constantes reuniões entre a Seduc com as CREs e a comunidade escolar.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário