A avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”, que visa aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, começou a ser realizada nesta segunda-feira, 24 de maio, em todas as 2,4 mil escolas da Rede Estadual.
Os testes, que estão sendo aplicados presencialmente nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, estão ocorrendo de forma escalonada e em regime de revezamento conforme os protocolos sanitários até o dia 11 de junho.
Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.
Depois da avaliação diagnóstica, será feita uma avaliação amostral, a fim de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.
Região de Cruz Alta
Na região de Cruz Alta, na 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), composta por 40 escolas estaduais, os alunos já iniciaram as avaliações.
A vice-diretora do turno da tarde da Escola Venâncio Aires, Silviane Corrêa da Silva, conta que a aplicação da prova para os 637 alunos da instituição de ensino ocorre por etapa de ensino e modalidade. Nesta segunda-feira, 24 de maio, por exemplo, compareceram os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“As nossas 19 salas, conforme o distanciamento de 1,5 metros previsto no protocolo sanitário, comportam de 8 a 9 alunos por turno. Então, a ideia é que no decorrer da semana os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio já estejam aptos para realizar a avaliação”, explica.
Também na região de Cruz Alta, a Escola Doutor Gabriel Álvaro de Miranda, que avaliará cerca de 800 alunos, se destaca pela organização e pelo engajamento dos estudantes para realização da avaliação.
A diretora, Neidi Fátima Santos Lopes, acredita que a avaliação diagnóstica é uma importante ferramenta na retomada das aulas presenciais.
“Este é um recurso pedagógico que é capaz de ajudar a mapear os pontos fortes e as dificuldades, conjuntamente, verificando as necessidades de desenvolvimento dos alunos. Tudo isso vai permitir a realização de intervenções imediatas e a longo prazo para equilibrar o nível de conhecimento dos estudantes”, destaca.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário