A
21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE), estará promovendo no Auditório
da Unijuí em Três Passos, nesta quinta-feira 16, o I Seminário para Educadores
das Escolas do Campo e Indígenas. O evento será constituído em forma de painéis
e tem como objetivo realizar um resgate histórico do lugar - Território da
Cidadania Noroeste Colonial - como espaço de ocupação, resistência e
constituição de identidades culturais.
O
encontro inicia às 08h com recepção e credenciamento e segue com a seguinte
programação: às 8h15min o Grupo RÊJUR (nascer do sol) da Escola indígena
Antônio Kasin Mig de Redentora fará apresentação cultural; já às 8h30min,
ocorre a abertura oficial; das 9h às 12h será realizado o painel I com relato
de práticas pedagógicas de escolas do campo e indígenas. Participam deste
painel, o Coordenador Regional de Educação, Ayrton Ávila da Cruz da 32ª CRE de
São Luis Gonzaga com o tema Pedagogia da Alternância; a Escola de Ensino Fundamental
29 de Outubro da 7ªCRE de Passo Fundo, que fará relato da escola de assentamento
e reforma agrária; o projeto Água da Escola Indígena Rosalino Claudino de
Redentora e a Escola Ervina Catarina Löw de Campo Novo com o tema Pedagogia de
Projetos em Escola do Campo, ambas pertencentes à 21ª CRE. A Mediadora do
painel na parte da manhã será a Coordenadora de Gestão e Aprendizagem da Seduc,
Ester Guareschi Soares.
Na
parte da Tarde, o Painel II iniciará às 13h30min com o tema: Resgate histórico
do lugar – Território da Cidadania Noroeste Colonial – como espaço de ocupação,
resistência e constituição de identidades culturais. Serão painelistas: o Historiador
e Educador Indígena da 21ª CRE, profº Bruno Ferreira; os Historiadores da
UNIJUÍ, Dinarte Belatto e Paulo Zarth e o Teólogo do COMIN/RS (Conselho de
Missão entre Índios) Sandro Luckmann. O mediador deste painel será o
Coordenador da Educação Indígena na Seduc, Rodrigo Venzon.
A
organização deste evento fica a cargo dos assessores pedagógicos da 21ªCRE, Sergio
Franciscon, Mirian Meyer e Gilmar Marcolan com a parceria da UNIJUÍ e COMIN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário