Foto: Andrey Santos |
Encerra-se nesta sexta-feira (03) o encontro
estadual que debate as ementas que vão definir a matriz curricular básica do
curso normal na reestruturação do Ensino Médio que está em implantação na rede
estadual de ensino. A proposta é que o curso seja composto pelas seguintes
disciplinas: Filosofia da educação, história da educação, sociologia da
educação, psicologia da educação, estrutura e funcionamento da educação básica,
Libras, além das Didáticas.
As ementas das disciplinas serão sistematizadas
ao longo do dia. A assessora para o Ensino Médio na Secretaria de Estado da
Educação (Seduc) Vera Maria Ferreira enfatiza a importância do processo de
debates para a definição da matriz curricular. "Trata-se de uma proposta
consensual, discutida, e esta construção coletiva vai garantir consistência
ao currículo", diz.
A reestruturação do Ensino Médio, no que se
refere ao Curso Normal, propõe a articulação de uma formação geral sólida,
que advém de uma integração com o nível de ensino fundamental, a uma parte
diversificada e de uma formação profissional estruturada em dois eixos,
educação e conhecimento e conhecimentos da educação infantil e dos anos
iniciais do ensino fundamental e de suas práticas voltadas à formação do
educador-pesquisador. É a parte da formação do educador que está em debate no
encontro estadual. Na rede estadual, 98 escolas oferecem o curso normal.
Representantes dessas 98 escolas e das Coordenadorias Regionais de Educação são
os participantes do encontro que s realiza até o final da tarde desta
sexta-feira (3), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto
Alegre.
Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário