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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Educadores definem disciplinas para Curso Normal

Foto: Andrey Santos

Encerra-se nesta sexta-feira (03) o encontro estadual que debate as ementas que vão definir a matriz curricular básica do curso normal na reestruturação do Ensino Médio que está em implantação na rede estadual de ensino. A proposta é que o curso seja composto pelas seguintes disciplinas: Filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação, estrutura e funcionamento da educação básica, Libras, além das Didáticas. 
As ementas das disciplinas serão sistematizadas ao longo do dia. A assessora para o Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Vera Maria Ferreira enfatiza a importância do processo de debates para a definição da matriz curricular. "Trata-se de uma proposta consensual, discutida, e esta construção coletiva vai garantir consistência ao  currículo", diz. 
A reestruturação do Ensino Médio, no que se refere ao Curso Normal, propõe a articulação de uma formação geral sólida, que advém de uma integração com o nível de ensino fundamental, a uma parte diversificada e de uma formação profissional estruturada em dois eixos, educação e conhecimento e conhecimentos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e de suas práticas voltadas à formação do educador-pesquisador. É a parte da formação do educador que está em debate no encontro estadual. Na rede estadual, 98 escolas oferecem o curso normal. Representantes dessas 98 escolas e das Coordenadorias Regionais de Educação são os participantes do encontro que s realiza até o final da tarde desta sexta-feira (3), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre.

Seduc

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