A plataforma faz parte do projeto APS digital da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem por objetivo realizar a primeira avaliação dos sintomas com uma visão centrada e integrada da pessoa.
“O ambulatório digital pretende, em tempo real, estar à disposição de professores e funcionários de escolas públicas não só para buscarem uma consulta virtual, mas para tirarem dúvidas”, informa a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
A plataforma, que entrou em funcionamento na quinta-feira (12/11), proporciona consultas virtuais e soluções de dúvidas por meio do TelessaúdeRS-Ufrgs, projeto implementado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O acesso pode ser feito pelo telefone 0800-645-3308, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.
Nos sites www.saude.rs.gov.br e www.coronavirus.rs.gov.br a solicitação de atendimento deve ser realizada com o preenchimento de um formulário disponível em Orientações Técnicas > Instituições de Ensino.
O atendimento do TelessaúdeRS-Ufrgs conta com o conhecimento da equipe que já realizou mais de 30 mil consultas remotas. São profissionais da Atenção Primária em Saúde que apresentam resolutividade superior a 80%. Eles podem informar sobre sintomas da Covid-19, solicitar exames, prescrever medicamentos, disponibilizar atestados ou orientar sobre as melhores medidas preventivas individuais ou ambientais contra o coronavírus.
Em casos em que for necessário observar os sintomas por mais tempo, os profissionais do ensino serão mantidos em telemonitoramento, recebendo novos contatos a cada 48 horas.
“O Ambulatório Digital é certamente uma grande entrega para a área da saúde e da educação”, afirmou a secretária Arita.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário