A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, nos dias 9, 11 e 13 de novembro, os encontros comemorativos à 28ª edição do “Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias”.
O tradicional evento destaca, em uma sessão de autógrafos anual na Feira do Livro de Porto Alegre, os autores das histórias selecionadas para compor a edição do livro “Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias”. No ano passado, 96 alunos do interior do Estado e da Capital foram selecionados entre 4 mil participantes para terem seus trabalhos publicados na obra que reúne poesias, contos, desenhos e crônicas.
Em 2020, a ação, que tem como objetivo principal estimular a auto expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual e o hábito da leitura, terá um novo formato de apresentação, exclusivamente virtual e sem a publicação anual do livro, devido à pandemia de coronavírus.
Calendário de atividades
Os encontros dos dias 9 e 13, que ocorrerão na segunda e sexta-feira, serão realizados a partir das 10h30 com transmissão direta pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook.
Já o evento da quarta-feira, 11 de novembro, será realizado de forma interna para alunos, autores ex-participantes de edições passadas do “Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias” e demais convidados. Será uma roda de conversa realizada por meio da plataforma Google Meet.
Abertura terá presença do patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre
A live de abertura, que acontece no dia 9 de novembro, terá a presença da secretária adjunta de Educação, Ivana Flores; da diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto; e do patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, o escritor Jeferson Tenório.
“Embora tenhamos suspendido as atividades que tradicionalmente ocorrem na Feira do Livro em função da pandemia de coronavírus, estamos ofertando, aos nossos estudantes, a oportunidade de celebrar os 28 anos deste grandioso programa. A partir de agora, se abre uma nova perspectiva de incentivo à leitura e produção textual com a utilização das novas plataformas digitais e ferramentas tecnológicas das Aulas Remotas”, destaca a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores.
Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias
A produção deste livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo, voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.
Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os trabalhos podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais, enquanto que os demais níveis podem apresentar suas produções nos diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, história em quadrinhos, etc.) acompanhados ou não de ilustrações criadas pelo autor.
Os trabalhos são preservados na íntegra, conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores, observando a correção do professor/comissão.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário