Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

FORMAÇÃO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO



A Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado/ PBA para alfabetizadores voluntários e coordenadores de turma do Polo Noroeste formado pelas regiões das Coordenadorias de Educação de Santa Rosa / 17ª e Três Passos / 21ª ocorreu de 23 a 26 de setembro/2013 na sala de reuniões da 21ª CRE. As atividades foram desenvolvidas em três turnos, perfazendo um total de 40 horas.
A abertura oficial do evento ocorreu às 19 horas com a presença de Adriana Soares Rodrigues, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEDUC/RS. Nesta etapa da formação destacamos a participação de Mariléia Golle de Moraes do Instituto Federal Farroupilha, Maria Inês Ribas e Márcia Lucca da 17ª CRE, Ines Willers e Maria Aparecida Padilha da 21ª CRE.  As próximas etapas da formação continuada do Programa Brasil Alfabetizado contemplam oito encontros mensais.
Etapa de uma das dinâmicas realizadas
O Programa Brasil Alfabetizado, amparado pela Resolução/CD/FNDE número 44, de cinco de setembro/2012, visa garantir o direito ao ensino fundamental aos cidadãos de todas as faixas etárias, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Trata-se, portanto, de uma iniciativa do governo federal que atua nesta área e repassa recursos de apoio para execução das ações de alfabetização de jovens e adultos.
Mediante a adesão ao Programa, a Secretaria Estadual da Educação do RS assume o compromisso de construir um processo amplo de alfabetização de jovens e adultos no Rio Grande do Sul. Aqui no Estado, segundo o IBGE (Censo 2010) o índice de pessoas não alfabetizadas, com 15 anos ou mais, diminuiu quase cinco por cento na última década. No entanto, segundo a mesma fonte, no RS 395.964 pessoas ainda permanecem sem acesso ao código alfabético de leitura e escrita, ferramenta esta considerada como básica para o exercício pleno da cidadania na sociedade ocidental. Assim sendo, a implementação de políticas públicas que visem o enfrentamento a esta questão é extremamente necessária para a garantia de direitos na busca de igualdade social.
Maria Inês Ribas e Márcia Lucca da 17ª CRE
Esta formação constituiu-se em uma das ações que contribuem para a superação do analfabetismo no Brasil, para a universalização da alfabetização e do ensino fundamental de jovens, adultos e idosos, para a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, pois prepara pessoas para atuarem em seu entorno social promovendo o acesso à educação. Assim, cumpre-se a responsabilidade solidária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário