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segunda-feira, 21 de outubro de 2013

RECURSOS DO PROEMI DESTINADOS A ESCOLAS DA 21ª CRE ULTRAPASSAM R$ 1,5 MILHÃO



O Proemi - Programa Ensino Médio Inovador, do Governo Federal contemplou, neste ano, todas as escolas estaduais com ensino médio do Rio Grande do Sul. A decisão do MEC – Ministério da Educação considerou, ao estender o programa às escolas do estado gaúcho, a implantação do Ensino Médio Politécnico que a partir de 2012 inovou e ampliou as possibilidades de aprendizagens ao priorizar a pesquisa como forma de inclusão, autonomia e cidadania dos educandos.
O Proemi, que visa “garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens de ensino médio”, amplia gradativamente suas ações. No ano passado, quatro escolas da Rede Estadual de Ensino da 21ª Coordenadoria participaram do programa enquanto neste ano as 26 instituições de ensino foram convidadas a aderir ao programa.
          Os valores dos recursos destinados às escolas dependem do número de estudantes de cada unidade. Os valores, entre R$ 20 mil a R$ 50 mil por unidade/ano, serão repassados por dois anos consecutivos a partir da aprovação dos projetos em análise no MEC. No total, considerando os repasses relativos a 2012, serão investidos, somente neste programa, na região de abrangência desta Coordenadoria, R$ 1,5 milhão. Em 2012 foram repassados R$ 140 mil.

          Os projetos das escolas envolvem ações pedagógicas adequadas a enfrentar, gradativamente, os principais desafios da educação. Apesar da maior democratização do acesso ao sistema escolar “o percentual de jovens de 15 a 17 anos que não frequentam a escola e as taxas de distorção idade/série educacional entre jovens da mesma idade”, segundo dados estatísticos, são altas.
          As comunidades escolares com Ensino Médio dos 19 municípios da região de abrangência da 21ª CRE decidem, a partir dos relatórios gerenciais do PDE-Interativo, as ações pedagógicas nominadas como PRC – Projetos de Redesenho Curricular, nas quais serão aplicados os recursos que devem servir também para fomentar a pesquisa, quer por meio de viagens de estudos, ou a aquisição de equipamentos e demais itens visando a realização de atividades voltadas a “atender as necessidades e expectativas dos jovens estudantes”. Parte dos recursos será destinada à formação dos professores e à compra de material didático pedagógico.

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