Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2018

COMUNIDADE INDÍGENA DO GUARITA DEDICOU UM DIA À EDUCAÇÃO



A comunidade indígena das Terras do Guarita comemorou a Semana do Índio com amplo diálogo relativo a seus valores e relações, o que incluiu, entre outros, assuntos ligados à Educação. As atividades ocorreram na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antônio Kasin Mig (Redentora).

No dia 18, data reservada à Educação, equipes da 21ª Coordenadoria Regional (CRE / Três Passos) participaram ativamente do evento. A equipe de Recursos Humanos, representada pelas assessoras Adriana Trampusch e Margarete Inês Klassem, colaborou no sentido de apresentar aspectos das leis que regem as atividades dos funcionários públicos. A participação da equipe Pedagógica foi diversificada.

O destaque do dia foram as manifestações das autoridades, a apresentação e distribuição da coletânea Sabedoria Kaingang para trabalhar com crianças. Trata-se de uma publicação de direitos autorais coletivos, reservados ao povo Kaigang do Rio Grande do Sul, com imagens e textos na língua nativa, à qual foram acrescentados CDs com cantos e narrativas alusivos.

Nas manifestações das autoridades, a certeza de um bom relacionamento entre a 21ª CRE e a comunidade indígena da Guarita. Da coordenadoria de educação manifestaram-se a assessora da Educação Indígena, Maria Lurdes Pedrolo, e a coordenadora regional, Lurdes Dresch. Na fala do cacique, Carlinhos Alfaiate, o reconhecimento do trabalho da 21ª CRE junto às escolas e lideranças indígenas, o empenho pelo incentivo dos professores à continuidade dos estudos, a disponibilidade para o diálogo e a busca de soluções de assuntos do interesse comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário