Foto: Seduc
Finalizando
a trilha “Gamificando problemas”, a aula do Letramento Digital da
sexta-feira, 4 de setembro, demonstrou como implementar a metodologia “Sala de
Aula Invertida”. A lição foi ministrada por Márcio Machado, especialista e
pós-doutor em Inovação.
https://www.youtube.com/watch?v=sVMdDLWrYYs
A aula
desta sexta-feira foi a décima oitava da formação e trouxe aos espectadores
possibilidades de aplicar a Sala de Aula Invertida, com, por exemplo, a criação
de vídeos. A metodologia consiste em deixar que os alunos estudem o conteúdo
fora do horário da aula, a partir de materiais sugeridos pelo professor, e
depois aplicar o “dever de casa” em sala de aula, convidado a turma a fazer
exercícios e colocar em prática o que aprendeu.
“Em vez de
o professor trabalhar o conceito e depois dar uma tarefa, a gente inverte o
processo. Na sala de aula tradicional, o professor é o detentor do
conhecimento, mas, na invertida, ele é o guia, o tutor”, explica Machado. O
especialista relata que a metodologia surgiu nos Estados Unidos e que gerou,
segundo estudo, redução na evasão escolar.
Na próxima
quarta-feira (9), será dado início de uma nova trilha de conhecimentos, sobre
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aplicadas à educação. Esta
etapa será dividida por componentes curriculares, mas Machado alerta que mesmo
professores de uma disciplina devem assistir às lives relacionadas às outras:
“Dificilmente iremos repetir as ferramentas sugeridas em mais de uma aula, e
muitas podem ser aplicadas em muitas disciplinas”, relata.
No período
do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e
sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h,
ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre
pelo canal do YouTube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas
ficam gravadas.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário