Agora, com o intuito de dar transparência e compartilhar
o desempenho das escolas estaduais com os professores, alunos e comunidade
escolar, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está divulgando o ranking do
IDEB por escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) no Rio Grande do
Sul.
Conforme o secretário estadual da Educação, Faisal Karam,
a ideia de divulgar os resultados é reconhecer o trabalho das instituições de
ensino, permitir que as equipes diretivas acompanhem o desenvolvimento da
educação nas suas regiões e que pais e responsáveis tenham o conhecimento sobre
o desempenho das escolas.
“Desde o ano passado, o Rio Grande do Sul vem
conquistando resultados educacionais importantes. Em março, obtivemos a segunda
maior queda do País na taxa de distorção idade-série do Ensino Médio. Em julho,
alcançamos o primeiro lugar no ranking do Enem. Agora, obtivemos uma melhora
significativa na nota do IDEB em todas as etapas de ensino”, destaca.
Ainda, conforme o secretário, é importante que as escolas
analisem o seu desempenho. “Este acompanhamento dos resultados vai permitir que
sejam feitas as intervenções pedagógicas necessárias para qualificação do
atendimento aos alunos e da educação gaúcha como um todo”, conclui Faisal Karam.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é
uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do
sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência
obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa
de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou
seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
Escolas
que não possuem IDEB calculado para 2019
As escolas de educação básica para as quais o IDEB 2019
não foi calculado, enquadram-se em uma das seguintes situações: Escolas
públicas que oferecem o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio, que não
realizaram as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
(SAEB) por terem menos de 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas; Escolas
que não registraram o mínimo de 10 estudantes presentes no momento da aplicação
do SAEB; Escolas em que o número de alunos participantes do SAEB 2019 não
alcançou 80% dos alunos matriculados na etapa avaliada; Escolas exclusivas de
Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e
Curso Normal; entre outros motivos.
https://educacao.rs.gov.br/seduc-divulga-ranking-do-ideb-por-escolas-e-coordenadorias-regionais-de-educacao-no-rs
Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário