Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Seduc divulga ranking do IDEB por escolas e Coordenadorias Regionais de Educação no RS

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 15 de setembro, mostrou que os alunos da Rede Estadual do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento do nível de aprendizagem em todas as etapas de ensino na comparação com a amostragem de 2017.

Agora, com o intuito de dar transparência e compartilhar o desempenho das escolas estaduais com os professores, alunos e comunidade escolar, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está divulgando o ranking do IDEB por escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) no Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, a ideia de divulgar os resultados é reconhecer o trabalho das instituições de ensino, permitir que as equipes diretivas acompanhem o desenvolvimento da educação nas suas regiões e que pais e responsáveis tenham o conhecimento sobre o desempenho das escolas.

“Desde o ano passado, o Rio Grande do Sul vem conquistando resultados educacionais importantes. Em março, obtivemos a segunda maior queda do País na taxa de distorção idade-série do Ensino Médio. Em julho, alcançamos o primeiro lugar no ranking do Enem. Agora, obtivemos uma melhora significativa na nota do IDEB em todas as etapas de ensino”, destaca.

Ainda, conforme o secretário, é importante que as escolas analisem o seu desempenho. “Este acompanhamento dos resultados vai permitir que sejam feitas as intervenções pedagógicas necessárias para qualificação do atendimento aos alunos e da educação gaúcha como um todo”, conclui Faisal Karam.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Escolas que não possuem IDEB calculado para 2019

As escolas de educação básica para as quais o IDEB 2019 não foi calculado, enquadram-se em uma das seguintes situações: Escolas públicas que oferecem o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio, que não realizaram as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) por terem menos de 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas; Escolas que não registraram o mínimo de 10 estudantes presentes no momento da aplicação do SAEB; Escolas em que o número de alunos participantes do SAEB 2019 não alcançou 80% dos alunos matriculados na etapa avaliada; Escolas exclusivas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Curso Normal; entre outros motivos.

https://educacao.rs.gov.br/seduc-divulga-ranking-do-ideb-por-escolas-e-coordenadorias-regionais-de-educacao-no-rs

Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário