Foto: Reprodução
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
divulgado nesta terça-feira, 15 de setembro, mostra que os alunos da Rede
Estadual do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento do nível de aprendizagem
em todas as etapas de ensino na comparação com a amostragem de 2017.
Em 2019, no Ensino Médio, os alunos da Rede Estadual
subiram sete posições em relação a 2017, saindo da 15ª para 8ª colocação no
ranking entre as 27 unidades federativas do País. A nota, que era de 3,4, subiu
para 4,0, registrando o maior resultado já alcançado pelo Estado.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no mesmo
período, a nota aumentou de 5,7 para 5,8, subindo da 14ª para 11ª colocação. Já
nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 4,3 para 4,4, com a
manutenção do 16º posto.
No índice de proficiência, formado pela média das notas
das provas de Língua Portuguesa e Matemática, a Rede Estadual de Ensino
alcançou a 3ª maior nota do País nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no
Ensino Médio. As avaliações foram aplicadas entre os dias 21 de outubro e 1º de
novembro de 2019. Participaram da processo 224 mil alunos do 5º e 9º ano do
Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Liderança
no ENEM e redução recorde na distorção idade série
A melhoria na aprendizagem dos estudantes da Rede
Estadual de Ensino vem apresentando resultados importantes nos mais diversos
quesitos.
No mês de julho, de acordo com as informações divulgadas
pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP), a Rede Estadual de Ensino alcançou o primeiro lugar no ranking
do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No comparativo com as redes estaduais das 27 unidades
federativas, os alunos gaúchos obtiveram, em 2019, o melhor nível de
proficiência em Redação e Prova Objetiva pela primeira vez na história. As
notas foram de 569,88 e 491,7, respectivamente.
Em março, conforme dados do Censo Escolar, o Rio Grande
do Sul reduziu a taxa de distorção idade-série do Ensino Médio nas escolas
estaduais em 4,7 pontos percentuais em relação ao ano passado. É a segunda
maior queda entre as 27 unidades federativas, atrás somente do Paraná. Em 2018,
o índice era de 38,1%. Em 2019, o percentual diminuiu para 33,4%.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é
uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do
sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência
obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa
de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou
seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário