Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Seduc organiza processo de eleição de diretores


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está orientando as comunidades escolares sobre o processo de escolha dos novos diretores que serão os responsáveis pela gestão das mais de 2,5 mil escolas da rede estadual a partir de 2013. Na próxima semana, entre os dias 16 e 18, deverá ser publicado o edital de convocação para a realização da eleição e a abertura do período de inscrição das chapas concorrentes. O processo desse ano será regido pela nova lei de gestão democrática e para eleição de diretores (13.990-2012) sancionada pelo governador Tarso Genro em maio deste ano.
Entre as principais alterações estão o retorno da proporcionalidade entre os votos dos pais e alunos aos dos professores e funcionários, e a eleição por chapas que deverão apresentar um plano de ação para a gestão de três anos. Para o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, as mudanças representam um avanço para a qualificação da Educação. "As chapas apresentarão um programa de gestão, que vai precisar do respaldo da comunidade", disse. Sobre o retorno da proporcionalidade dos votos ressaltou: “Os pais e alunos são passageiros, estão ligados por um determinado período, já os professores e funcionários estão vinculados permanentemente e possuem um compromisso e responsabilidade maiores”.
De acordo com a assessora técnica de gabinete, Débora Galarza, o trabalho de orientação já começou através das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e na próxima quinta-feira (18) acontece à instalação da Comissão Estadual de Eleições que será responsável pelos recursos com relação às comissões regionais.  Fazem parte da comissão representantes das seguintes instituições: Seduc, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul (ACPM), União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges) e do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato).
As informações sobre a eleição de diretores das escolas estaduais estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): www.educacao.rs.gov.br, no link: Eleição de Diretores. Segundo Débora, é importante que as chapas observem as normas para a propaganda eleitoral e os elementos para a elaboração do plano dos candidatos à direção presentes no material disponível no site. “Neste momento, em que professores e servidores de escola articulam candidaturas em torno de propostas de gestão é importante lembrar as palavras do secretário Azevedo em sua Carta às Comunidades Escolares: É um momento privilegiado para a discussão do projeto pedagógico da escola e dos desafios de uma gestão que compatibilize a competência técnica e política para administrar com a eficiência e com a eficácia necessárias para garantir a qualidade da aprendizagem para todos”, citou a assessora.

Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário