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terça-feira, 5 de abril de 2016

A 21ª CRE PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO KAINGANG


As responsáveis pela Educação Indígena da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ª CRE / Três Passos), Neiva Kehler e Maria Lurdes Pedrolo, participaram, na tarde de 31 de março, da solenidade de lançamento do material didático do projeto Saberes Indígenas nas Escolas, realizado na Escola Estadual de Educação Indígena Davi Rygio Fernandes (Redentora).

Na oportunidade foram publicizados diversos trabalhos relacionados à cultura e educação Kaingang e apresentados seus autores. Entre os trabalhos em língua kaingang constam: um livro didático impresso (3mil exemplares), um CD com livro digitalizado para uso criativo e adequável às escolas (500 exemplares), e, um conjunto de fichas didáticas visando a Alfabetização. Os organizadores informaram que está em fase de conclusão um CD contendo canções da tradição Kaingang com encarte bilíngue Kaingang / Português.


Os autores dos trabalhos são professores Kaingangs das Escolas Estaduais Indígenas de Ensino Fundamental Davi Rygjo Fernandes, Herculano Joaquim e Katiu Griá que participaram do citado projeto, em sua primeira fase. Estas escolas abrangem parte da comunidade Kaingang de Redentora.

A segunda fase encontra-se em desenvolvimento desde 2015 e se concluí neste ano. A meta da segunda fase é a produção de um conjunto de materiais didático-pedagógicos para as escolas Kaingangs do Rio Grande do Sul. O projeto Saberes Indígenas na Escola é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e executado com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e parceria da Secretaria de Educação do RS (Seduc).

Segundo os organizadores do evento, participam das atividades além dos professores, sábios (pessoas idosas da comunidade) e mestres em Kaingang. Para as representantes da 21ª CRE o projeto é relevante, especialmente por registrar a cultura Kaingang a partir das lembranças dos sábios kaingans. Em sua fala, durante o evento, a coordenadora pedagógica, Neiva Kehler, destacou isto.

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