As
responsáveis pela Educação Indígena da 21ª Coordenadoria Regional de Educação
(21ª CRE / Três Passos), Neiva Kehler e Maria Lurdes Pedrolo, participaram, na
tarde de 31 de março, da solenidade de lançamento do material didático do
projeto Saberes Indígenas nas Escolas, realizado na Escola Estadual de Educação
Indígena Davi Rygio Fernandes (Redentora).
Na
oportunidade foram publicizados diversos trabalhos relacionados à cultura e
educação Kaingang e apresentados seus autores. Entre os trabalhos em língua
kaingang constam: um livro didático impresso (3mil exemplares), um CD com livro
digitalizado para uso criativo e adequável às escolas (500 exemplares), e, um
conjunto de fichas didáticas visando a Alfabetização. Os organizadores
informaram que está em fase de conclusão um CD contendo canções da tradição
Kaingang com encarte bilíngue Kaingang / Português.
Os autores dos
trabalhos são professores Kaingangs das Escolas Estaduais Indígenas de Ensino
Fundamental Davi Rygjo Fernandes, Herculano Joaquim e Katiu Griá que
participaram do citado projeto, em sua primeira fase. Estas escolas abrangem
parte da comunidade Kaingang de Redentora.
A segunda fase
encontra-se em desenvolvimento desde 2015 e se concluí neste ano. A meta da
segunda fase é a produção de um conjunto de materiais didático-pedagógicos para
as escolas Kaingangs do Rio Grande do Sul. O projeto Saberes Indígenas na
Escola é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e
executado com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e parceria da Secretaria
de Educação do RS (Seduc).
Segundo os
organizadores do evento, participam das atividades além dos professores, sábios
(pessoas idosas da comunidade) e mestres em Kaingang. Para as representantes da
21ª CRE o projeto é relevante, especialmente por registrar a cultura Kaingang a
partir das lembranças dos sábios kaingans. Em sua fala, durante o evento, a
coordenadora pedagógica, Neiva Kehler, destacou isto.
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