Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ESCOLA TÉCNICA DA 21ª CRE REALIZA AGROFEIRA



INES WILLERS E ESTUDANTES

A Escola Técnica Estadual Celeiro (Etec), de Bom Progresso, realizou nos dias 12 e 13 de novembro, a 8ª Agrofeira. Trata-se de uma mostra interativa que representa parte do resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no período letivo de 2013. Coordenou a feira da escola agrícola, composta por 41 trabalhos, o professor Dirceu Diesel. É diretor da Etec Jacques Douglas Konzen.

A coordenadora Pedagógica da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ines Teresinha Franz Willers, visitou a 8ª Agrofeira no dia 13. Esteve acompanhada pelas assessoras Alessandra Nunes Bastos (Ensino Médio Politécnico) e Evani Inês Krügel (Comunicação).
MORANGOS

Na oportunidade foram visitados os estandes, a maioria dos quais, localizados junto a espaços de produção vegetal e animal. Na Etec há criação de gado de leite, ovelhas, galinhas, coelhos, suínos, emas e perus; pratica-se a apicultura; procede-se ao controle de pragas; cultiva-se, entre outros, uva e hortaliças. Assim, o que se aprende na escola, mediante orientação e acompanhamento de professores e técnicos agrícolas, e, envolve diferentes técnicas e tecnologias, após experimentos e a constatação de bons rendimentos, é aplicado na propriedade rural onde cada estudante atua, promovendo assim o retorno social dos investimentos.

COELHOS
Os estudantes, com desenvoltura, falaram sobre as técnicas e tecnologias empregadas e mostraram a produção e os produtos de seus labores. Os estandes, localizados ao ar livre, próximo aos animais e às plantas promoveram a interação indispensável a uma agrofeira.

Apesar da relevância de todos os trabalhos da 8ª Agrofeira da Etec, destacamos a Mostra de Sementes Crioulas constando de 60 espécies nativas que são cultivadas e conservadas pelos estudantes, com exemplares de arroz, feijão, abóbora, porongo e milho, entre outros cereais, leguminosas e hortaliças. A iniciativa de cultivar para preservar envolve aspectos éticos e ecológicos com vistas à sustentabilidade do ambiente no qual vivemos e convivemos.

MOSTRA DE SEMENTES CRIOULAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário