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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

REUNIÃO NA 21ª CRE ENVOLVE ASSUNTOS DO INTERESSE DA COMUNIDADE ESCOLAR




Equipe Pedagógica da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu, na tarde de 21 de novembro, reunião de formação sobre o Ensino Médio Politécnico. Participaram do encontro gestores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio das escolas estaduais de abrangência da 21ª CRE. Entre os assuntos abordados: Novas Orientações para o Ensino Religioso, Plano Estratégico de Transformação da Avaliação Excludente (Petae) 2014 e Calendário Escolar.

Em 2014, o Ensino Religioso ocorrerá em novo formato nas escolas estaduais do RS. Será realizado, por exemplo, como projeto de pesquisa, articulado com a área das Ciências Humanas, de forma não seriada, em turno inverso ao frequentado pelo estudante optante ou aos sábados, de acordo com conveniências de cada comunidade escolar. No caso do Ensino Médio a obrigatoriedade é oferecer o Ensino Religioso em um dos três anos de duração do curso.

O Ensino Religioso, conforme leis e diretrizes federais e estaduais, de oferta obrigatória pelas escolas públicas no Ensino Fundamental e Médio, em seus horários convencionais, é de matrícula facultativa para o estudante do Ensino Médio. Como parte integrante da formação básica do cidadão, deve constituir disciplina que assegure o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e iniba quaisquer formas de proselitismo.

O Petae serve para oportunizar aos estudantes reprovados uma oportunidade de aprovação, através de reclassificação. Para a realização do Petae, foi proposto às escolas a elaboração, por área do conhecimento, de planos individuais de estudos que contemplem metodologias e conteúdos visando a superação das dificuldades dos estudantes reprovados. Estes estudantes serão orientados a estudar e realizar as atividades constantes no plano de estudo específico.

Para avaliar o conhecimento adquirido no período das férias e decidir pela reclassificação ou não dos estudantes, cada comunidade escolar decidirá pelos instrumentos de avaliação a serem empregados, podendo constar de bancas de professores, seminários, provas escritas ou orais, entre outras possibilidades. A avaliação deverá ocorrer em horários e locais pré-determinados, na escola de origem, nos três dias anteriores ao início das aulas do Ensino Médio. O resultado final da avaliação caberá ao conselho de classe participativo.

As escolas têm até 10 de janeiro para enviar o Plano Pedagógico Didático de Apoio (PPDA) do Petae para a 21 CRE à qual compete assessorar e acompanhar o cumprimento dessa decisão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Cabe salientar que as férias dos professores da rede estadual do RS iniciam em dois de janeiro e terminam em 16 de fevereiro. Que a partir do dia 17, portanto, iniciam as atividades dos professores nas escolas.

Quanto ao Calendário Escolar 2014 o prazo de entrega da escola à CRE foi ampliado para o final de dezembro. As últimas orientações ainda serão repassadas pela coordenadoria. Para o início das aulas está previsto o dia 24 de fevereiro. A decisão depende de acordos a serem estabelecidos entre o titular da 21ª CRE, Artur Hugo Hepp, os diretores das escolas estaduais e os secretários de educação dos municípios de abrangência da citada coordenadoria.

A formação foi ministrada pela coordenadora Pedagógica Ines Teresinha Franz Willers e as assessoras do Ensino Médio Politécnico Alessandra Nunes Bastos e Clecir Ines Von Mühlen. O coordenador Artur acompanhou o evento.

INES, CLECIR, ALESSANDRA E BRUNO


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