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terça-feira, 26 de novembro de 2013

SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PNAIC – PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


NAIR DIERINGS, ARTUR HEPP, ANNA ORDOBÁS, MAGNA ZAGONEL
No dia 22 de novembro a  21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou o Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, ocorrido no auditório da Unijuí / Três Passos, marcou a conclusão da primeira etapa da formação das alfabetizadoras e alfabetizadores das escolas estaduais da Região Celeiro,  em prol da educação de qualidade, do grande desafio que é alfabetizar, até a idade de oito anos, todas as crianças matriculadas.
A programação contou com palestra da professora Anna Carolina Ordobás, Coordenadora do PNAIC na Secretaria Estadual de Educação (Seduc); relatos de práticas dos professores alfabetizadores; exposição de trabalhos desenvolvidos nas escolas; formatura simbólica; e confraternização.

O PNAlC é um projeto do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, visando garantir que as crianças, até os oito anos de idade, aprendam a escrever, ler, interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas.
Para a professora Ines Willers, coordenadora pedagógica da 21ª CRE e orientadora educacional do PNAIC “Temos o privilégio de viver um momento único, o de participar ativamente do maior movimento em defesa da alfabetização plena de nossas crianças”. A declaração da educadora tem como base a realidade, uma vez que, atualmente, alfabetizadores das escolas públicas dos 26 estados do país, do distrito federal e de 5.270 prefeituras que aderiram ao PNAIC, assumiram o compromisso com oito milhões de crianças matriculadas até o terceiro ano em escolas do Ensino Fundamental do Brasil.
O PNAIC, em seu primeiro ano de implementação, por meio das formações, do material de estudo, jogos, livros e demais recursos disponibilizados, já apresenta melhorias, em relação aos anos anteriores, no desenvolvimento dos estudantes da faixa etária correspondente. Os resultados iniciais favoráveis geram, nos envolvidos, a expectativa de que, um grande e benéfico impacto advirá do esforço coletivo dos estados, municípios e distrito federal, em prol de alfabetização na idade certa. Tal impacto, de acordo com a professora Ines, “será marcante no desenvolvimento brasileiro, concretizando os objetivos do pacto sintetizados no lema: O Brasil do futuro com o começo que ele merece”.






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