O
Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) tem prosseguimento em
reuniões na Secretaria da Educação (Seduc), nas Coordenadorias de Educação (CREs)
e nas Escolas do RS desde setembro. O sistema, que faz parte da política do
governo, foi criado para identificar dificuldades e apontar soluções a questões
internas de toda a rede estadual de educação, desde que empregado como
instrumento de gestão. O sistema de avaliação interna não segue a mesma linha
das avaliações externas, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB).
REUNIÃO COM EQUIPE DA 21ª CRE |
Segundo
o secretário de Educação do RS, professor Jose Clovis de Azevedo, o SEAP
trabalha com gente e não com coisas. Assim, por ter como foco pessoas e a
formação de pessoas, seu objetivo não é julgar as capacidades humanas, mas
estimular essas capacidades. Trata-se de avaliar a qualidade dos processos, a
qualidade com que as coisas são feitas e não seus resultados. Avaliar processos
implica interferir para melhorar os resultados, resolver questões de gestão e
pedagógicas, corrigir processos, melhorar desempenho. O SEAP valoriza cada um
dos envolvidos por ser participativo. Mostra onde estão as fragilidades, o que
precisa ser melhorado. Enfim, vem para solucionar não para julgar e classificar.
A
análise criteriosa da realidade das escolas, dos setores das Coordenadorias e
da Seduc, a partir das dimensões que envolvem o complexo educacional e dos
descritores pertinentes, com significativa participação dos segmentos
envolvidos deverá servir, tanto para identificar dificuldades e potencialidades
quanto para encontrar soluções a partir de boas práticas.
Em
setembro, equipe da 21ª CRE (Três Passos) participou, em Porto Alegre, de
encontro visando à retomada das atividades. Em outubro diretores das escolas da
região receberam material específico e participaram de uma reunião na
Coordenadoria. Nestes encontros foi praticado o exercício das cores quando os
descritores escolhidos foram coloridos visando facilitar a análise dos dados. O
estado ideal foi realçado com verde, as constatações que exigem atenção,
coloridas de amarelo, e, o estado favorável ou precário, identificado pela cor
vermelha.
COORDENADOR ARTUR E PROFESSORA VALECI |
Os
diretores preparam-se para realizar o processo de avaliação nas escolas. Na 21ª
Coordenadoria as atividades também ocorrem. Já na primeira reunião da CRE ficou
definida a formação de Grupos de Trabalho (GTs) por setor. A assessora de
referência do SEAP na Coordenadoria de Três Passos é Valeci Terezinha Grasel.
Assim
como a retomada da avaliação de 2012 serviu para iniciar o processo de 2013, os
dados do SEAP 2013 servirão de base para o planejamento de 2014. O SEAP/RS,
instituído pelo decreto 48.744/2011, com disposições expressas na Ordem de
Serviço 02/2012, tem amparo legal na LDB artigo nove - VI, e, na DCNGEB-2010.
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NO SETOR PEDAGÓGICO |
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NO NTE |
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NA SALA DE REUNIÕES |
Nenhum comentário:
Postar um comentário