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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SEAP 2013 É BÁSICO PARA O PLANEJAMENTO 2014



O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) tem prosseguimento em reuniões na Secretaria da Educação (Seduc), nas Coordenadorias de Educação (CREs) e nas Escolas do RS desde setembro. O sistema, que faz parte da política do governo, foi criado para identificar dificuldades e apontar soluções a questões internas de toda a rede estadual de educação, desde que empregado como instrumento de gestão. O sistema de avaliação interna não segue a mesma linha das avaliações externas, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
REUNIÃO COM EQUIPE DA 21ª CRE
Segundo o secretário de Educação do RS, professor Jose Clovis de Azevedo, o SEAP trabalha com gente e não com coisas. Assim, por ter como foco pessoas e a formação de pessoas, seu objetivo não é julgar as capacidades humanas, mas estimular essas capacidades. Trata-se de avaliar a qualidade dos processos, a qualidade com que as coisas são feitas e não seus resultados. Avaliar processos implica interferir para melhorar os resultados, resolver questões de gestão e pedagógicas, corrigir processos, melhorar desempenho. O SEAP valoriza cada um dos envolvidos por ser participativo. Mostra onde estão as fragilidades, o que precisa ser melhorado. Enfim, vem para solucionar não para julgar e classificar.
A análise criteriosa da realidade das escolas, dos setores das Coordenadorias e da Seduc, a partir das dimensões que envolvem o complexo educacional e dos descritores pertinentes, com significativa participação dos segmentos envolvidos deverá servir, tanto para identificar dificuldades e potencialidades quanto para encontrar soluções a partir de boas práticas.
Em setembro, equipe da 21ª CRE (Três Passos) participou, em Porto Alegre, de encontro visando à retomada das atividades. Em outubro diretores das escolas da região receberam material específico e participaram de uma reunião na Coordenadoria. Nestes encontros foi praticado o exercício das cores quando os descritores escolhidos foram coloridos visando facilitar a análise dos dados. O estado ideal foi realçado com verde, as constatações que exigem atenção, coloridas de amarelo, e, o estado favorável ou precário, identificado pela cor vermelha.
COORDENADOR ARTUR E PROFESSORA VALECI
Os diretores preparam-se para realizar o processo de avaliação nas escolas. Na 21ª Coordenadoria as atividades também ocorrem. Já na primeira reunião da CRE ficou definida a formação de Grupos de Trabalho (GTs) por setor. A assessora de referência do SEAP na Coordenadoria de Três Passos é Valeci Terezinha Grasel.


Assim como a retomada da avaliação de 2012 serviu para iniciar o processo de 2013, os dados do SEAP 2013 servirão de base para o planejamento de 2014. O SEAP/RS, instituído pelo decreto 48.744/2011, com disposições expressas na Ordem de Serviço 02/2012, tem amparo legal na LDB artigo nove - VI, e, na DCNGEB-2010.
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NO SETOR PEDAGÓGICO
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NO NTE
GRUPO 21ª CRE ANALISANDO SEAP 2012 NA SALA DE REUNIÕES








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