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segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FIRESC ON LINE


COORDENADOR ARTUR (EM PÉ)

Equipe de Recursos Humanos da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou, nos dias 21 e 22 de novembro, pela manhã, reunião de esclarecimento sobre o novo modelo de Avaliação Individual dos Professores no Plano de Carreira. No dia 21 participaram os gestores das escolas com ensino médio. No dia 22, gestores das escolas de ensino Fundamental. O encontro foi realizado na sala de reuniões da 21ª CRE, em Três Passos.

REUNIÃO DIA 21
Na oportunidade o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) foi abordado sob dois enfoques: o institucional, no caso, escola, e, o percurso individual, no caso, professor. O objetivo central do encontro foi prestar informações sobre a nova forma de avaliação dos professores, que passa a efetuar via on line o que antes era efetuado em ficha de papel chamada Firesc - Ficha de Registro Sistemático e Cumulativo de Desempenho.

O Seap Institucional 2013, que está em fase de conclusão na rede estadual de ensino servirá de base para o Planejamento 2014 da Secretaria estadual de Educação (Seduc), das CREs e das Escolas. Após a inserção dos dados do Seap Institucional no sistema, em data a ser definida e com prazo determinado, ficará acessível o Seap Percurso Individual, visando a avaliação dos professores.

REUNIÃO DIA 21
A avaliação pela Firesc On Line, implica a formação de uma comissão em cada instituição de ensino com mais de sete professores efetivos. Os professores que trabalham na CRE e em escolas com até sete professores efetivos serão avaliados por comissão específica da respectiva CRE.

REUNIÃO DIA 22


O professor participará de todo o processo, ao final do qual receberá uma via do comprovante de sua avaliação, assinado por todos os participantes do momento avaliativo. A outra via será arquivada na escola. Os documentos indicativos da pontuação da avaliação serão encaminhados à CRE para conferência e arquivo.


Assessores da 21ª CRE apresentaram o novo sistema procedendo a um treinamento inicial com os participantes. O treinamento constou de simulações no sistema, análise comparativa com o sistema anterior e respostas às questões formuladas.

Uma das inovações do sistema é a migração automática dos dados do Censo e do RHE. Assim, por exemplo, a taxa de frequência e permanência dos estudantes de determinada escola, pontuação comum a todos os professores que nela atuam, migram do Censo para o Seap Percurso Individual. Os dados da efetividade migram do RHE para o Seap Percurso Individual.

REUNIÃO DIA 22
A alteração mais significativa ficou por conta da valorização das participações e produções individuais dos professores que passa a ser cumulativa até dez pontos em cada item. Segunda licenciatura e segunda pós-graduação poderão ser pontuadas.  As vantagens e responsabilidades do sistema serão amplamente divulgadas aos professores pelos gestores das escolas.

O treinamento foi ministrado pelos assessores Elisete Maria Hermes Hannemann (RH), Marcelo Roberto Neckel (RH), e Valeci Grasel (assessora referência do Seap Institucional). O Coordenador Artur Hugo Hepp participou das reuniões colaborando com a equipe.


VALECI, ELISETE E MARCELO

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