Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Contexto histórico e formação regional do Alto Uruguai é tema de formação na 21ª CRE


Créditos: Marcelo R. Neckel


Ocorre na manhã e tarde de hoje (23), na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação em Três Passos (21ª CRE), formação sobre o contexto histórico e regional do Alto Uruguai, destacando o trabalho do Pe. Manoel Gonzales e do Coroinha Adílio Daronch. A formação é destinada a professores de história, sociologia e ensino religioso da rede estadual de educação de âmbito da 21ª CRE e de professores da rede municipal de Três Passos, a fim de trabalhar este assunto em sala de aula, conforme projeto do Comitê da Transversalidade da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria da Cultura do RS (Sedac).
A intenção do projeto é implantar no cotidiano dos estudantes de ensino fundamental e médio, a vivência histórica da região do Médio Alto Uruguai, através do resgate histórico do percurso dos beatos Manuel e Adílio.
Pela parte da manhã a formação fica a cargo do historiador do IGTF (Instituto Gaúcho de tradição e Folclore) e graduando em museologia pela UFRG, Gionavi Mesquita, que abordará o Contexto Histórico e Regional do Alto Uruguai, enfatizando o trabalho dos missionários.
À tarde, palestrará o professor indígena de história Bruno Ferreira graduado pela UNIJUÍ e pós graduando em Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia. Professor Bruno, abordará o tema: Contexto Histórico e Regional do Alto Uruguai vivenciado no período de 1893 a 1923 pelos povos indígenas. Após, explanará professor Carlos Bourscheid com o tema: Desenvolvimento Regional Através do Turismo Religioso.
 
História dos beatos:
O Padre Manuel Gómez Gonzáles nasceu na Espanha, em 29-05-1877, sendo ordenado sacerdote aos 25 anos. Após exercer suas atividades na Espanha e Portugal, veio para o Brasil em 1911, tornando pároco de Nonoai – RS dois anos depois.
O Coroinha Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca, em 15-09-1908. Morava em Nonoai-RS com sua família que para lá havia se mudado. Jovem dedicado ao afazeres da paróquia, costumava acompanhar o Padre Manuel na sua atividade pastoral.
Em 1924, realizaram uma longa jornada apostólica a serviço da Paróquia de Palmeiras das Missões-RS. A caminho de Três Passos-RS, no dia 21 de maio de 1924, na localidade de Feijão Miúdo, foram surpreendidos, levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Pe. Manuel e Coroinha Adílio foram sepultados em Três Passos, no cemitério que iria ser abençoado por eles, sob uma cruz com os dizeres “Martir em 1924”. Em 1964 seus restos mortais foram transladados para a Igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, onde o padre era pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário