Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Provas para o concurso do Magistério foram aplicadas neste domingo


Créditos: Claudio Fachel

Há sete anos sem a realização de concurso público para o Magistério, muitos professores, aproveitaram a oportunidade para passar a integrar o quadro fixo de docentes, em prova realizada na tarde deste domingo (15). Conforme verificação prévia da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), responsável pelo concurso, o número de abstenções é de cerca de 10%. A aferição continua sendo realizada, e nesta segunda-feira (16), será informada a porcentagem final. 

No início da tarde, acompanhado da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, o secretário da Pasta, Jose Clovis de Azevedo visitou o Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank e Escola Estadual Presidente Roossevelt. Ele manifestou apoio aos candidatos, e reafirmou o compromisso do governo do Estado com a Educação do Rio Grande do Sul. “O dia de hoje é um marco para o magistério gaúcho. Com este concurso esperamos superar o quadro precário de recursos humanos que temos hoje na Educação, com cerca de um terço de contratados”, avalia. 

Azevedo explica que o concurso é válido por dois anos, e prorrogável por mais dois. “A intenção é nomear os aprovados até substituirmos todos os contratados”, declarou, afirmando que os quase 70 mil inscritos comprova que ainda é possível acreditar na carreira do Magistério. 

Números 
Foram 154 escolas que sediaram as provas, distribuídas em 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs). Pela primeira vez realizado por área de conhecimento, o concurso contou a aplicação de 68 provas diferentes destinadas a testar a aptidão dos professores para 131 distintas habilitações. 

A professora das séries iniciais, Anarosa Telles de Lessa, do Rio de Janeiro, era uma das candidatas para o concurso gaúcho. “Estou bem afiada para as provas, e na torcida para morar em Porto Alegre”, disse. No mesmo clima estavam Andrea Lesnicki e Adesi Guzzon, concorrentes nas provas e amigas de estudos, estavam retomando os principais pontos antes de entrar na escola. 

A FDRH seguirá analisando as atas de cada CRE. Dia 19 de abril será divulgado o gabarito oficial do concurso. A expectativa é de que no mês de julho sejam homologados os nomes aprovados e em agosto comecem as nomeações. Estão sendo disputadas 10 mil vagas. 
Com informações da FDRH

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário