Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

SERVIÇOS DE OUVIDORIA E ORIENTAÇÃO SÃO ENFATIZADOS NA ESCOLA SANTO PAZINI



A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini, localizada no município de Braga, área de abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) enfatiza, neste ano, as atividades de orientação e ouvidoria. Com o objetivo de divulgar os objetivos, formas de acesso, e a nova dinâmica das atividades citadas, na semana passada, as professoras Eunice Maria Schwaab Vigne (Orientação Educacional) e Hilda Maria Andolhe (Ouvidoria) estiveram com todas as turmas do Ensino Médio Politécnico daquela instituição de ensino.




Até 2013 o serviço de ouvidoria na Santo Pazini estava restrito ao atendimento de estudantes e professores do Ensino Fundamental, uma vez que só havia atendimento pela manhã. Neste ano as atividades ocorrem, de acordo com cronograma específico, envolvendo os três turnos, naturalmente contemplando todas as modalidades de ensino da referida escola.

A metodologia de trabalho se constitui de várias etapas: ouvir o usuário, isto é, o componente da comunidade escolar; verificar a autenticidade da informação; analisar a demanda apresentada; encontrar soluções; e, encaminhar resposta ao usuário demandante. De acordo com a professora Hilda, os casos mais simples geralmente são solucionados em uma semana, mas os casos mais complexos podem demorar mais tempo para serem resolvidos. Todos são encaminhados e acompanhados até completa resolução. Nos casos mais demorados a fase do trâmite é informada periodicamente ao usuário. Para o controle deste serviço há um formulário específico onde o solicitante é identificado, registrada a demanda e sua solução. O mesmo formulário serve de base para o relatório trimestral da ouvidoria à direção.

Segundo a professora Hilda a ouvidoria acontece a partir de conversa pessoal, recebimento de mensagem eletrônica (e-mail) ou telefônica. Ela informa que assuntos mais sérios e delicados que ultrapassem o âmbito da escola, serão tratados de forma confidencial a iniciar pelo registro escrito do demandante. Para a atividade de ouvidoria a escola conta com a colaboração do professor Maurício Martins, da área das Ciências Humanas.

A orientação, elo entre estudantes e professores, tem como objetivo apoiar os professores na resolução de dificuldades causadas por estudantes com dificuldades, especialmente as relacionadas à aprendizagem e ao comportamento. Ao descobrir e superar o que causa suas atitudes o estudante tenderá a envolver-se mais com as tarefas da escola, valorizando as aulas e as atividades educativas melhorando assim seu desempenho, até porque o estímulo à superação é proposto enfatizando a importância do estudo na vida de todos.

Outra particularidade relevante da orientação escolar na Santo Pazini é o controle sistemático da frequência dos estudantes o que possibilita intervir preventivamente evitando a evasão.  A professora Eunice considera seu trabalho como uma espécie de diálogo entre todos os componentes da comunidade escolar, diálogo este que beneficia a todos, por proporcionar uma espécie de condição especial ao objetivo comum que é a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário