Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

21ª CRE PARTICIPA DO III SEMINÁRIO ESTADUAL DO PNEM


No dia 23 de junho, terça-feira, realizou-se no Salão de Atos da UFRGS o III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, sendo encerrado assim a 2ª Etapa de formação para Professores, perfazendo 200horas de estudo dos cadernos articulados com atividades práticas. O evento contou com a participação dos Coordenadores das CREs, Coordenadores Pedagógicos, Formadores Regionais e Orientadores de Estudos das Escolas.



O respectivo encontro se constituiu pela parte da manhã da apresentação dos cadernos do PNEM com foco nos resultados obtidos junto aos alunos. Foram cinco Formadores Regionais que participaram representando cada Instituição de Ensino Superior. A 21ª CRE, através da Formadora Regional Alessandra Nunes Bastos, representou as demais sete CRES partícipes da formação pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, sendo elas: 9ª-Cruz Alta; 14ª-Santo Ângelo; 15ª-Erechim; 17ª-Santa rosa; 32ª-São luiz Gonzaga; 36ª – Ijuí e 39ª carazinho. Tal apresentação contou com depoimentos de professores e alunos com foco nos resultados do PNEM: o que mudou (nas aulas, na relação Professor e Aluno, as atividades que suscitaram engajamento maior na pesquisa, no trabalho integrado dos docentes e dos alunos), bem como sugestões para qualificar tal processo formativo. Em seguida, ocorreu a apreciação dos banners com relatos de atividades realizadas em todas as CREs do RS.

À tarde, com o intuito de vislumbrar os encaminhamentos futuros do PNEM, constitui-se a mesa redonda: “Possibilidades e Perspectivas da Formação Continuada de professores”, com a participação das Professoras Drª Monica Ribeiro da Silva (UFPR), Drª Helena Costa de Freitas (UNICAMP) e Drª Clarice Salete Traversini (UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário