Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES COLETIVAS DOS JERGS / 2015


De acordo com informações do assessor de esportes da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Idoílio Ottonelli, de Três Passos, as modalidades coletivas dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (JERGS) iniciaram nesta semana. Segue a programação.

FASE DE COORDENADORIA 21ªCRE
30 Junho (Terça-feira) BASQUETE em Três Passos
01 Julho (Quarta-feira) VOLEIBOL em Três Passos
06 de julho(segunda-feira) FUTSAL FEMININO em Três Passos
08 Julho (Quarta-feira) FUTSAL MASCULINO em Três Passos
10 Julho (Sexta-feira) HANDEBOL em Três Passos

FASE REGIONAL (3ª Região)
23 ou 25 Junho (Terça ou Quinta-feira) ATLETISMO em São Luiz Gonzaga
05 de Agosto (Quarta-feira) BASQUETE em Santo Ângelo
07 de Agosto (Sexta-feira) HANDEBOL em Santa Rosa
11 de Agosto (Terça-feira) FUTSAL em Ijuí
18 de Agosto (Terça-feira) VOLEIBOL MASCULINO em Crissiumal
21 de Agosto (Sexta-feira) VOLEIBOL FEMININO em Crissiumal

FASE FINAL ESTADUAL
03 e 04 de Julho (Sexta e sábado) ATLETISMO E XADREZ em Osório.
14,15,16 de Agosto (Sexta, sábado e domingo) BASQUETE em Porto Alegre.
28,29,30 de Agosto (Sexta, sábado e domingo) HANDEBOL em Santa Maria
17,18,19 Setembro ( Quinta,sexta e sábado) VOLEIBOL E FUTSAL em  Sarandi

O Cruzamento JERGS x CERGS do atletismo, que classifica para a Final Nacional, será concomitante à Final Estadual nos dias 3 e 4 de julho.

ASSINADA A ORDEM DE INÍCIO DA REFORMA DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES DE TIRADENTES DO SUL


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Cecília Meireles, localizada no município de Tiradentes do Sul, será beneficiada com a construção de sanitários e cozinha. A ordem de início para os serviços de construção e reformas foi assinada na segunda-feira (22) na Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), em Porto Alegre, com a presença do titular  da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clóvis Baraldi Machado. O Investimento na Cecília Meireles ultrapassa o valor de R$87 mil.


De acordo com o coordenador Clóvis Machado outras obras estão previstas em escolas estaduais da 21ª região. Está em fase de conclusão, na Escola Indígena de Ensino Médio Antônio Kasin Mig (Redentora) uma sala de 40 m² onde será instalado um  laboratório de informática. Também estão em andamento os trâmites para o início das obras nas Escolas de Ensino Fundamental Tuiuti (Crissiumal) Gonçalves Dias (Três Passos), e, no Instituto Maria Cristina (Humaitá).

O Governo do Estado vem trabalhando pelo fortalecimento da educação pública. Neste sentido, segundo o coordenador Machado,  “são planejados e executados projetos que visam garantir melhores condições de ensino aos jovens gaúchos”. O secretário Gerson Burmann (SOSH) e o coordenador da 25ª Coordenadoria Regional de Obras (CRO), Clóvis Carboni, consideram que o trabalho realizado em sintonia com a Secretaria de Educação é primordial para o desenvolvimento da educação.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

21ª CRE ABRE INSCRIÇÕES PARA CADASTRO TEMPORÁRIO DE PROFESSOR


O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clovis Baraldi Machado, de Três Passos, informa, de acordo com Edital 13/2015, que no período de 1º a 7 de julho de 2015 estarão abertas as inscrições para o Cadastro Temporário de Contratações Emergenciais, para o exercício da função de professor. Podem inscrever-se os professores habilitados para atuarem na Educação Profissional, nas disciplinas de Eletricidade, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Mecânica, interessados em trabalhar em Três Passos.

Inscrições pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na sede da CRE. Os documentos deverão ser entregues ou enviados pelo Correio (via SEDEX) até o último dia de prazo para a inscrição. Endereço para a entrega dos documentos na 21ª CRE: Rua Borges de Medeiros, 207, Bairro Centro, Três Passos, RS.

ATLETAS DA 21ª CRE SÃO DESTAQUES EM ATLETISMO E XADREZ


A fase regional de atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) ocorreu dia 23 de junho (terça-feira) em São Luiz Gonzaga com a participação de estudante das regiões de Ijui, Santo Ângelo, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e da 21ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE / Três Passos). Como resultado de muita competição, sagraram-se campeões atletas de Crissiumal  e de Derrubadas. Na mesma data também ocorreram as competições de Xadrez.

A maioria dos campeões são estudantes da cidade de Crissiumal. Da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, Marciane Haas ficou em primeiro lugar nos 75 metros rasos Infantil ,  Fabiana Luisa Scherner  no Lançamento de Dardo Juvenil, Karol Sonda no lançamento do disco Juvenil, e, no 4 por 100 metros rasos revezamento as estudantes Morgana Janke, Fabiana Scherner, Gabriele Jabroski, Karol Sonda e Camila Eckert. Todas treinadas pela professora Nadia Grun. Da Escola Estadual de Ensino Fundamental Erico Veríssimo, Cristina Kemper obteve a primeira colocação nos 800 metros rasos Juvenil. Seu treinador foi  Amarildo Bohn. Da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, tornou-se campeã regional nos 250 metros rasos Infantil Jasmim Sonco, treinada por Rodrigo Brackmam. Da Escola Municipal Ensino Fundamental Madre Paulina, Tamires Jahn destacou-se no Lançamento do Dardo Infantil. Tamires foi treinada pelo professor Fábio Lippert.

Da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, de Derrubadas, o estudante Iago Sulczewski obteve o primeiro lugar em Salto em Altura Juvenil Masculino. Iago foi treinado pelo professor Magnus Geroldini.

No Xadrez são quatro os campeões da região da 21ª CRE. Da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, de Tiradentes do Sul,  Ana Laura Escher, no Infantil  Feminino, e, Andressa Lopes no Juvenil Feminino. Da Escola Estadual de Ensino Médio João Leopoldo Vogt, de Barra do Guarita, o aluno Pedro Lucas Vogt no Juvenil Masculino. Da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Rotermud, de Crissiumal, o estudante Carlos Eduardo Grun no infantil masculino.

Os campeões regionais estarão em Erechim nos dias 3 e 4 de julho para a Final Estadual, onde serão realizadas competições com as escolas particulares. Os vencedores da Final Estadual participarão da Final Nacional em Brasília.

As informações foram fornecidas pelo assessor de esportes da 21ª CRE, professor Idoílio Ottonelli.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

21ª CRE PARTICIPA DO III SEMINÁRIO ESTADUAL DO PNEM


No dia 23 de junho, terça-feira, realizou-se no Salão de Atos da UFRGS o III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, sendo encerrado assim a 2ª Etapa de formação para Professores, perfazendo 200horas de estudo dos cadernos articulados com atividades práticas. O evento contou com a participação dos Coordenadores das CREs, Coordenadores Pedagógicos, Formadores Regionais e Orientadores de Estudos das Escolas.



O respectivo encontro se constituiu pela parte da manhã da apresentação dos cadernos do PNEM com foco nos resultados obtidos junto aos alunos. Foram cinco Formadores Regionais que participaram representando cada Instituição de Ensino Superior. A 21ª CRE, através da Formadora Regional Alessandra Nunes Bastos, representou as demais sete CRES partícipes da formação pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, sendo elas: 9ª-Cruz Alta; 14ª-Santo Ângelo; 15ª-Erechim; 17ª-Santa rosa; 32ª-São luiz Gonzaga; 36ª – Ijuí e 39ª carazinho. Tal apresentação contou com depoimentos de professores e alunos com foco nos resultados do PNEM: o que mudou (nas aulas, na relação Professor e Aluno, as atividades que suscitaram engajamento maior na pesquisa, no trabalho integrado dos docentes e dos alunos), bem como sugestões para qualificar tal processo formativo. Em seguida, ocorreu a apreciação dos banners com relatos de atividades realizadas em todas as CREs do RS.

À tarde, com o intuito de vislumbrar os encaminhamentos futuros do PNEM, constitui-se a mesa redonda: “Possibilidades e Perspectivas da Formação Continuada de professores”, com a participação das Professoras Drª Monica Ribeiro da Silva (UFPR), Drª Helena Costa de Freitas (UNICAMP) e Drª Clarice Salete Traversini (UFRGS).