Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ESCOLA SANTO PAZINI REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA

A Escola estadual de Ensino Médio Santo Pazini, de Braga, realizou, nos dias 28 de novembro e três de dezembro, formação para os professores da escola. No dia 28, Fernando Battisti, da Universidade Regional Integrada (URI), de Frederico Westphalen, trabalhou o tema História da Educação a Nível Internacional, Nacional e Estadual. No dia três, Rosane Ferrari abordou o tema Professor Pesquisador.

Battisti é graduado em Filosofia, com especialização em História e Geografia, e Mestrado em Educação. Rosane é Pedagoga, Especialista e Mestre em Psicopedagogia.

Segundo a professora Hilda Maria Andolhe, da Escola Santo Pazini, com Battisti “os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas ao serem desafiados pela pergunta: como está ocorrendo a construção do conhecimento em sala de aula?” Ela refere que o  palestrante enfatizou que os estudantes têm pré-disposição para aprender, que a aprendizagem só ocorre quando damos sentido ao que ensinamos.
Durante a atividade com Rosane, as atividades realizadas centraram-se na frase de Rubem Alves “A missão do professor é provocar curiosidade, provocar espanto...”. Hilda considera o trabalho do professor cheio de desafios, de obstáculos a serem transpostos para conseguir provocar o “espanto” necessário à aprendizagem.


Parecer dos participantes
Os temas abordados foram considerados, pelos participantes, como fundamentais para as práticas docentes, especialmente a dos professores do Ensino Médio Politécnico, que precisam orientar seus alunos para a pesquisa e motivá-los a realizá-la. É diretora de Escola Santo Pazini, localizada na área de abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, a professora Alcione Salete Dal Alba Pilger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário