Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESCOLA SANTO PAZINI VALORIZA A DIVERSIDADE CULTURAL



A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini, de Braga, realizou, em 19 de novembro, mostra de trabalhos desenvolvidos ao longo de 2013 por estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre a Pluralidade Cultural, com ênfase na Cultura Afro. As atividades foram coordenadas pelos professores da área de Ciências Humanas Deonísio Formentini, Roselei Maria Philippsen Golfetto e Jandreia Alegransi.

Os trabalhos apresentados resultaram de estudos que envolveram leitura, pesquisa, análise e discussão sobre a história da escravidão no Brasil, formas de resistência do povo africano à escravidão e a contribuição cultural do povo africano ao povo brasileiro. Após leitura, análise e discussão, em sala de aula, os estudantes buscaram expressar em cartazes, desenhos e escritos seus aprendizados.

No dia da mostra, no entanto, a interação com a cultura afro foi diferente. Os organizadores, por entenderem que uma prática educacional voltada para a realidade social é necessária à construção da cidadania, proporcionaram à comunidade escolar, a convivência com estudantes angolanos das Faculdades Alternativas Santo Augusto (Faisa).


Os estudantes angolanos conversaram sobre a realidade da cultura africana, principalmente de Angola. Usos, costumes, culinária, ritmos, danças e principalmente a educação daquele país mereceram destaque na fala dos visitantes. Segundo os organizadores, a interação entre os estudantes da Santo Pazini e os estudantes angolanos da Faisa  “proporcionou um momento singular e oportuno para o encerramento das ações sobre Pluralidade Cultural e Cultura Afro na escola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário