Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alfabetização


Ações do Pacto Nacional e Programa Estadual serão complementares

Foto: Divulgação
As ações previstas pelo Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação, ao qual o RS aderiu, serão desencadeadas de forma concomitante ao Programa Estadual de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, que foi implementado na rede estadual desde 2011. A afirmação foi feita nesta manhã (29), pelo diretor pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvio Rocha, no Seminário Estadual de Alfabetização e Letramento que se realiza na sede da Sogipa, na Capital, com a participação de mais de 1,6 mil professores de todo o Rio Grande do Sul. 
De acordo com Rocha, a Seduc assume o Pacto, mas mantém a identidade do programa da rede estadual. A primeira ação, que é a seleção dos Orientadores de Estudos, prevista no Pacto Nacional, já está emandamento na rede. Em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) haverá selecionados. O resultado da seleção será conhecido e divulgado entre o final desta semana e o início da próxima. Os 624 orientadores de estudos do RS passarão por formação pedagógica do MEC, em duas universidades: a Federal de Pelotas (UFPEL) e a Federal de Santa Maria (UFSM). Esta formação, de 40 horas, se concentra nas áreas de Linguagem/Língua Portuguesa e Matemática. Em 2013, a área definida pelo MEC para a formação é a de Linguagem. Em 2014, a de Matemática. Paralelamente, a Seduc propiciará formação nas duas outras áreas do conhecimento que integram o Programa Estadual: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A formação inicial acontecerá no período compreendido entre a segunda quinzena de janeiro de 2013 e o início do ano letivo na rede, previsto para 27 de fevereiro. A data será confirmada pelas universidades que vão certificar os orientadores. 
Aos orientadores, frisou Rocha, caberá reservar carga horária para acompanhamento de professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos do 
Ensino Fundamental e de classes multisseriadas. Cada orientador ficará responsável pela multiplicação das formações junto a 25 professores, alcançando a totalidade dos professores que atuam nessas salas de aula. Cada área será contemplada com quatro módulos de formação, ao longo do biênio 2013-2014. O orientador também deverá manter um cronograma de reuniões mensais com o grupo de professores. Entre as tarefas assumidas pela Seduc junto ao MEC no Pacto Nacional estão o diagnóstico sobre alunos de 1º ano e as avaliações, pela aplicação da Provinha Brasil, realizadas no início e final do ano letivo, nas turmas de 2º e 3º anos. Os professores também receberão do MEC material didático. As ações do Pacto Nacional já passam a valer na rede a partir de 2013.


Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário