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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Entrevista com o Coordenador de Educação sobre eleições de diretores

Foto: Arquivo 21ªCRE

O Coordenador Regional de Educação da 21ªCRE – Três Passos, Professor Artur Hugo Hepp, concedeu entrevista ao portal Três Passos News, no inicio deste mês, sobre as eleições de diretores que ocorrem nesta quinta-feira 22.
Confira a entrevista onde o coordenador esclarece algumas mudanças no processo eleitoral a partir deste ano.

Trespassos News – Quantas escolas da área de abrangência da 21ª CRE terão eleição para diretor em 2012?
Artur Hepp – Ao todo, são 74 escolas que fazem parte da 21ª CRE, mas em 13 escolas indígenas o processo de escolha ocorre por indicação. Então, a princípio, seriam 61. Destas, ainda não temos condições de informar quais e quantas deverão ter o processo eleitoral, seja por falta de interessados ou por outros motivos. Nesse caso, a coordenadoria indica um professor ou um funcionário seguindo os critérios estabelecidos em lei, entre eles, maior titulação e tempo de serviço. É sabido que, em algumas escolas, haverá candidaturas de consenso; em outras, duas ou três chapas estarão disputando o cargo de direção.

TN – No processo eleitoral, quem poderá concorrer e votar?
Hepp – Todos os professores e funcionários aprovados em estágio probatório e com curso superior que estejam de acordo com os requisitos exigidos pela lei podem concorrer. Sobre a votação, toda a comunidade escolar formada por pais de alunos ou responsáveis, alunos a partir dos 12 anos de idade ou do quinto ano, além dos professores e funcionários, inclusive os contratados, têm direito ao voto.

TN – Na eleição deste ano, houve algumas mudanças na lei que rege a eleição para diretores. Como o senhor vê a eleição por chapas?
Hepp – Antes, eram apresentados os nomes dos candidatos a diretor que, após eleito, escolhia seus vices. Com a mudança na lei, a escolha se dá por chapas que são compostas por diretor e vice. Na escola que tem até 100 alunos, onde não há vice-diretor, não há exigência de chapas. Até 250 alunos, as chapas devem ter diretor e um vice. Acima de 250, o diretor e três vices, um vice para cada turno. Onde a escola tem mais de 30 professore e funcionários, as chapas devem apresentar uma lista de apoio de cinco assinaturas de cada segmento da comunidade escolar. O objetivo é ter um maior comprometimento das candidaturas e evitar que aventureiros se lancem a candidatos sem apoio de nenhum grupo. Outra mudança trata da reeleição que só pode ocorrer uma vez, mas o mandato continua pelo período de três anos.

TN – A quem a comunidade escolar deve recorrer em caso de dúvidas?
Hepp – Qualquer problema ou dúvida que houver a respeito do processo de escolha de diretor, deve-se procurar, num primeiro momento, a comissão eleitoral formada na escola. Em segunda instância, a comissão eleitoral regional, em Três Passos, que abrange todas as escolas da 21ª CRE. E, por último, a comissão eleitoral estadual que fica em Porto Alegre.

TN – Para finalizar, gostaríamos que o senhor falasse da sua expectativa sobre a eleição de diretores nas escolas estaduais.
Hepp – Com as novas mudanças, esperamos concretizar um maior comprometimento da comunidade escolar e dos profissionais envolvidos com a escola e a educação. Que a chapa vencedora saiba trabalhar para todos e conduzir a escola sem excluir ninguém. Por isso, não vamos tolerar nenhum tipo de ameaça ou perseguição a alunos, professores e funcionários. A escola é um lugar onde deve ser exercida a democracia e ampliada a participação da comunidade na gestão escolar.


Fonte: Trespassos News

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