Foto: Arquivo 21ªCRE |
O Coordenador Regional
de Educação da 21ªCRE – Três Passos, Professor Artur Hugo Hepp, concedeu
entrevista ao portal Três Passos News, no inicio deste mês, sobre as eleições
de diretores que ocorrem nesta quinta-feira 22.
Confira a entrevista
onde o coordenador esclarece algumas mudanças no processo eleitoral a partir
deste ano.
Trespassos News – Quantas escolas da área de
abrangência da 21ª CRE terão eleição para diretor em 2012?
Artur Hepp – Ao todo, são 74 escolas que fazem parte da 21ª
CRE, mas em 13 escolas indígenas o processo de escolha ocorre por indicação.
Então, a princípio, seriam 61. Destas, ainda não temos condições de informar
quais e quantas deverão ter o processo eleitoral, seja por falta de
interessados ou por outros motivos. Nesse caso, a coordenadoria indica um
professor ou um funcionário seguindo os critérios estabelecidos em lei, entre
eles, maior titulação e tempo de serviço. É sabido que, em algumas escolas,
haverá candidaturas de consenso; em outras, duas ou três chapas estarão
disputando o cargo de direção.
TN – No processo eleitoral, quem poderá concorrer
e votar?
Hepp – Todos os professores e funcionários aprovados
em estágio probatório e com curso superior que estejam de acordo com os
requisitos exigidos pela lei podem concorrer. Sobre a votação, toda a
comunidade escolar formada por pais de alunos ou responsáveis, alunos a partir
dos 12 anos de idade ou do quinto ano, além dos professores e funcionários,
inclusive os contratados, têm direito ao voto.
TN – Na eleição deste ano, houve algumas mudanças
na lei que rege a eleição para diretores. Como o senhor vê a eleição por chapas?
Hepp – Antes, eram apresentados os nomes dos
candidatos a diretor que, após eleito, escolhia seus vices. Com a mudança na
lei, a escolha se dá por chapas que são compostas por diretor e vice. Na escola
que tem até 100 alunos, onde não há vice-diretor, não há exigência de chapas.
Até 250 alunos, as chapas devem ter diretor e um vice. Acima de 250, o diretor
e três vices, um vice para cada turno. Onde a escola tem mais de 30 professore
e funcionários, as chapas devem apresentar uma lista de apoio de cinco
assinaturas de cada segmento da comunidade escolar. O objetivo é ter um maior
comprometimento das candidaturas e evitar que aventureiros se lancem a
candidatos sem apoio de nenhum grupo. Outra mudança trata da reeleição que só
pode ocorrer uma vez, mas o mandato continua pelo período de três anos.
TN – A quem a comunidade escolar deve recorrer em
caso de dúvidas?
Hepp – Qualquer problema ou dúvida que houver a
respeito do processo de escolha de diretor, deve-se procurar, num primeiro
momento, a comissão eleitoral formada na escola. Em segunda instância, a
comissão eleitoral regional, em Três Passos, que abrange todas as escolas da
21ª CRE. E, por último, a comissão eleitoral estadual que fica em Porto Alegre.
TN – Para finalizar, gostaríamos que o senhor
falasse da sua expectativa sobre a eleição de diretores nas escolas estaduais.
Hepp – Com as novas mudanças, esperamos concretizar um
maior comprometimento da comunidade escolar e dos profissionais envolvidos com
a escola e a educação. Que a chapa vencedora saiba trabalhar para todos e
conduzir a escola sem excluir ninguém. Por isso, não vamos tolerar nenhum tipo
de ameaça ou perseguição a alunos, professores e funcionários. A escola é um
lugar onde deve ser exercida a democracia e ampliada a participação da
comunidade na gestão escolar.
Fonte: Trespassos News
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