Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Grupo teatral de Tenente Portela apresenta peça teatral na Feira do Livro em Porto Alegre

Foto: Patricia Coelho

O grupo de teatro VemKmeVer, de Tenente Portela, apresentou na tarde de ontem, terça-feira (6), no Território das Escolas na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre o espetáculo teatral do Céu ao Sul - VemKMeVer - Lendas. Criado em 1997, desde então o grupo mantém-se em atividade, fazendo apresentações em espaços como escolas, igrejas, universidades e praças em diferentes cidades gaúchas. O VemKMeVer conta com a participação de alunos da rede estadual de Educação. “Esta é uma experiência única que vem para enriquecer o trabalho”, salienta a diretora Giovana Fornari, lembrando que é a primeira vez que o grupo se apresenta na Feira do Livro.
O grupo trabalha com a convicção de que o teatro na escola tem uma importância fundamental na educação. De acordo com a diretora do grupo, professora Giovana Fornari, em relação ao aluno, ajuda a improvisar e a desenvolver aspectos como socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura, pesquisa, criatividade, expressão corporal, impostação de voz, vocabulário, habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário). Já o professor tem a possibilidade de perceber traços da personalidade dos estudantes, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico.
Inspirado no folclore gaúcho, o grupo de teatro VemKmeVer criou o espetáculo “Do Céu ao Sul- VemKmeVer - Lendas”, no qual explora uma aventura imaginária em que os personagens, na busca de um suposto tesouro, decifram informações que os conduzem a algumas lendas que permeiam a cultura rio-grandense, trazendo ao palco personagens como Angoéra, Mbororé, Mboitatá, Salamanca do Jarau, Quero-quero, Negrinho do pastoreio e A lenda do Primeiro Gaúcho.

Fonte: seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário