Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rio Grande do Sul adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização


O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo esteve em Brasília na terça-feira (6), para audiências com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) Marco Antônio Oliveira, com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação Cesar Gallegari e com a diretora de gestão, articulação e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), Renilda Lima. 
Entre as pautas, a adesão do Rio Grande do Sul ao Pacto Nacional pela Alfabetização, que prevê a formação de todos os professores alfabetizadores de 1º ao 3ª ano e classes multisseriadas. De acordo com o diretor Pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc), Silvio Rocha, que acompanhou a reunião, o programa será casado com o Programa de Alfabetização do Estado que já está em andamento. Através de portaria será instituída uma Coordenação Institucional do Pacto por representantes das seguintes instituições: Ministério da Educação (MEC), Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEED), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), e instituições formadoras; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Pacto será lançado nacionalmente na  quinta-feira (8), em Brasília. 
O pacto estipula que os “orientadores de estudos”, que formarão os professores alfabetizadores, receberão formação específica da rede de universidades federais com formação de 40 horas em dezembro de 2012 e as demais ao longo de 2013 (4 módulos de 40 horas  - em 3 dias casa módulo). 
A UPEL será responsável por três polos de formação (Pelotas, Santo Antônio e Porto Alegre) para atender 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): 1ª CRE – Porto Alegre, 2ª CRE – São Leopoldo , 5ª CRE – Pelotas, 11ª CRE – Osório, 12ª CRE – Guaíba, 13ª CRE – Bagé,  16ª CRE – Bento Gonçalves, 18ª CRE – Rio Grande, 19ª CRE – Santana do Livramento, 27ª CRE  - Canoas e 28ª CRE – Gravataí. 
Já a UFSM terá um polo localizado em Santa Maria para atender 19 CREs: 3ª CRE – Estrela, 4ª CRE- Caxias do Sul, 6ª CRE – Santa Cruz do Sul, 7ª CRE – Passo Fundo, 8ª CRE – Santa Maria, 9ª CRE – Cruz Alta, 10ª CRE – Uruguaiana, 14ª CRE – Santo Ângelo, 15ª CRE – Erechim, 17ª CRE – Santa Rosa – 20ª CRE – Palmeira das Missões, 21ª CRE – Três Passos, 23ª CRE – Vacaria, 24ª CRE - Cachoeira do Sul, 25ª CRE – Soledade, 32ª CRE – São Luiz Gonzaga, 35ª CRE – São Borja, 36ª CRE – Ijuí e 39ª CRE – Carazinho. 
Na ocasião, também foi confirmada construção de 28 escolas indígenas e de assentamentos, que passarão por ajustes na documentação para a concretização do financiamento. Assim como a ratificação para a construção de 19 novas escolas técnicas no Estado. 
A diretora de Logística e Suprimentos da Seduc, Ana Cláudia Figueroa também acompanhou as atividades.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário