Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Eleições de diretores ocorrem amanhã em 60 escolas da 21ªCRE

imagem ilustrativa

Sessenta (60) dos 74 educandários da rede pública estadual nos 19 municípios pertencentes à 21ª Coordenadoria Regional de Educação – Três Passos terão amanhã (quinta-feira 22), eleições para definir os novos diretores para os próximos três anos. Treze (13) escolas indígenas, mais o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), o processo é feito através de indicação.
Sete educandários, E.E.E.T. Celeiro – ETEC de Bom Progresso, E.E.E.M São Francisco de Sales de Campo Novo, E.E.F. Rui Barbosa de Coronel Bicaco, E.E.E.M. Olavo Bilac de Esperança do Sul, E.E.E.M. Santo Augusto de Santo Augusto e as escolas de ensino médio Águia de Haia e Padre Gonzales de Três Passos estão com duas chapas ou mais concorrendo à direção. O restante das escolas formaram chapas de consenso.
Para o coordenador regional de Educação da 21ªCRE, Professor Artur Hugo Hepp, as novas mudanças servirão para que os gestores tenham maior comprometimento com toda a comunidade escolar. Ressalta ainda que, espera que as chapas vencedoras saibam trabalhar para todos e conduzam as escolas sem excluir ninguém.
As eleições deste ano estão sendo regidas pela nova lei de gestão democrática - 13.990/2012, que traz mudanças, dentre elas, a proporcionalidade dos votos dos segmentos da comunidade escolar. Os votos do segmento pais e alunos têm peso de 50% e os votos do segmento professores e funcionários garantem os outros 50%. Anteriormente, a votação era universal, com a simples contagem da maioria dos votos. Outra novidade é a eleição por chapas com diretor e vice(s)-diretor(es). Até então, era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe após a eleição. Além disso, a nova legislação permite apenas uma recondução, possibilitando apenas mais uma reeleição para mais três anos, antes não havia limite para reconduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário