Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro


As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) iniciaram no dia 15 de março e vão até 15 de junho. O projeto selecionará 78 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com idade entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados em escolas publicas ou privadas, para atuarem como jovens deputados durante cinco dias. Os estudantes deverão elaborar um projeto de lei sobre: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor ou Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
O Projeto de Lei deve ser entregue na secretaria da escola para serem enviados à Seduc, que selecionara os projetos que representarão o Rio Grande do Sul na Etapa Nacional. A divisão do numero de jovens parlamentares por Estado obedece à representação de cada Unidade da Federação na Câmara Federa. O Rio Grande do Sul tem cinco vagas no Concurso.
O objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Médio o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança. A estudante Liandra Azambuja Vieira, aluna do Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval, uma das representantes do Estado no PJB de 2011, conta que foi uma grande experiência: “Não imaginava que ia sair uma cidadã tão bem preparada”. Ela destaca o clima de respeito em que ocorreram os debates. “Aprendi a saber escutar a opinião dos outros”.
Os projetos serão analisados sob os seguintes critérios: projeto de âmbito nacional, relevância do projeto para a sociedade, originalidade, aprofundamento da argumentação que justifica a proposição, respeito ao gênero textual, ou seja, texto escrito em formato de projeto de Lei. Os projetos serão eliminados nos seguintes casos: matéria evidentemente inconstitucional, matéria fora da competência da Câmara dos Deputados (vício de iniciativa), projeto sem justificativa, projeto mal estruturado em termos de Técnica Legislativa ou matéria fora da competência das Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro. São adotados como critérios de desempate: pertinência temática e coesão textual.


Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário