Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Seduc promove formação para Programa Brasil Alfabetizado


Cento e vinte alfabetizadores, coordenadores de turmas e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) participam nesta semana, em Palmeira das Missões (20ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE) da formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado, promovida pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a 20ª CRE. O curso começa na tarde desta segunda-feira (19) e estende-se até sexta-feira (23).
A formação reúne alfabetizadores da abrangência das 9ª (Cruz Alta), 20ª (Palmeira das missões), 21ª (Três Passos), 35ª (São Borja), 36ª (Ijuí) e 39ª (Carazinho) Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e acontece no Wilson Park Hotel. A abertura será às 13h30 desta segunda-feira (19). Representam a Seduc as assessoras pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lara Milani Viscardi e Zilma Klein.
Estarão em pauta durante a semana temas como concepção sobre alfabetização de jovens e adultos, avaliação em EJA, trajetória da EJA no Brasil, função social da leitura e da escrita, princípios político-pedagógicos da avaliação no processo de alfabetização de jovens e adultos e fundamentos teórico-metodológicos das áreas das ciências humanas e da matemática no processo de alfabetização, entre outros.
O Programa Brasil Alfabetizado pretende contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados e colaborar com a universalização do ensino fundamental. O Programa é dirigido a jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados, voluntários alfabetizadores; voluntários tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuarão em turmas com pessoas com surdez ou com deficiência auditiva, usuárias de Libras; e voluntários coordenadores de turmas.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário