Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Livro resgata brincadeiras, cantos e histórias Kaingang


Na ultima sexta-feira (23), no Setor Missão, Terra Indígena Guarita em Redentora, ocorreu na Escola Indígena de Ensino Fundamental Davi Rygjo Fernandes, o lançamento do livro KANHIG NHIR, TYG-TNH MRÉ NÉN U KAME MUNY KINHRAG KY HYNHAN JÉ (Brincadeira, cantos e histórias Kaingang vamos aprender a fazer). Participaram do lançamento, representantes da 21ª CRE, profº Gilmar Marcolan e proª Mirian Meyer; do COMIN (Conselho de Missão entre Índios – órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Sandro Luckmann e Noelí Teresinha Falcade; direção da escola, com a profª Marines de Moura Rosa, lideranças da comunidade, pais e alunos.
O livro é resultado do trabalho coletivo na elaboração e organização dos textos, na confecção de desenhos e registros fotográficos de atividades pedagógicas na E.E.I.E.F Davi Rygjo Fernandes, por docentes e discentes. O objetivo do livro é auxiliar na transmissão de conhecimentos e sabedorias entre gerações e incentivo do uso da língua Kaingang como parte da identidade do povo. A maioria das brincadeiras, dos jogos, cantos e histórias deste livro resultam de entrevistas, diálogos e outras atividades com pessoas idosas do Setor Missão.
Autores: Benjamim Perokag Crespo, Claciane Rinenh Crespo, Igedória Moreira, Iraci Minka Pedro, Ivone Jagnigri da Silva, Jucelaine Cipriano, Natalino Góg Crespo (in memoriam), Zoraide Vicente, com a colaboração do profº Bruno Ferreira.
Organização: Benjamim Perokag Crespo, Claciane Rinenh Crespo, Ivone Jagnigri da Silva, Natalino Góg Crespo (in memoriam), Sandro Luckmann e Noelí Teresinha Falcade.
O livro foi lançado pela editora Oikos.


Confira fotos do evento:







 Pedrico - índigena com 100 anos






Fotos: Marcelo Neckel

Nenhum comentário:

Postar um comentário