Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Seduc é pioneira na reserva de cotas raciais


O concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que vai nomear 10 mil professores – com provas previstas para a segunda quinzena de abril - é pioneiro na reserva de vagas para cotistas conforme a Lei Estadual 13.694/2011. De acordo com o edital, 16% das vagas são destinadas para candidatos negros. Segundo o procurador do Estado, Dr. Ernesto José Toniolo, o decreto no 48.485/2011, que regulamenta o concurso em andamento prevê a reserva de vagas aos candidatos negros e pardos, proporcionalmente a sua parcela na composição da população do Estado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE). “Trata-se de política afirmativa que tem o objetivo de assegurar o princípio da igualdade e combater a discriminação racial, propiciando o aumento do número de professores e servidores de escola negros”, informou o procurador.
Na terça-feira (20) o governador Tarso Genro deu força normativa ao parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que estabelece a necessidade de reserva de quotas para todos os concursos públicos do Estado do Rio Grande do Sul a partir de agora. O parecer destaca que "a política de cota tem, dentre outras finalidades, a busca de igualdade de oportunidades e da efetivação do princípio da igualdade material”. O procurador-geral do Estado, Dr. Carlos Henrique Kaipper, afirma que "a implementação de políticas de cotas encontra amparo tanto constitucional quanto legal e se constitui em instrumento legítimo na busca da eliminação das discriminações e da redução das desigualdades de recorte racial".
Ainda de acordo com o parecer do PGE, "a política de cotas para reserva de vagas de acesso aos cargos públicos da Administração Estadual, para que o respeito ao princípio da proporcionalidade seja preservado, deve fixar percentual proporcional à composição étnico-racial da população, conforme os percentuais verificados pelos Censos ou outros dados estatísticos cientificamente embasados e demonstrados, podendo assim variar segundo a proporcionalidade das cotas no serviço público em relação à composição racial da população e conforme os patamares de igualdade forem sendo consolidados".


Fonte: Seduc


Nenhum comentário:

Postar um comentário