Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

MEC disponibiliza PDE Módulo Interativo para todas as escolas públicas


Está disponível conforme divulgação no site do PDE Escola desde fevereiro, (http://pdeescola.mec.gov.br), a ferramenta PDE Módulo Interativo para todas as escolas públicas do país.
Neste ano, todas as escolas públicas do RS estão convidadas a solicitar cadastro no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC), no módulo PDE Interativo, podendo utilizar a ferramenta para aprimorar sua gestão escolar e enviar o Plano de Formação Continuada. O fato de o PDE Interativo estar disponível para todas as escolas públicas não significa que todas receberão recursos do PDE Escola módulo Interativo, conforme orientações repassadas pela Assessoria de Apoio à Gestão Escolar (CGE) do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos assessores técnicos do PDE nas 30 CREs na última sexta-feira (9) em Porto Alegre.
No âmbito da 21ª CRE, três escolas receberão recursos do PDE Escola via MEC no final de 2011 em função dos índices apresentados no IDEB 2009. Os outros 71 educandários poderão aderir à ferramenta PDE Interativo junto ao SIMEC para aprimorar sua gestão escolar e elaborar o plano de formação continuada.

O PDE
O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo. Seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. A ferramenta utilizada pelas escolas para realizar o seu planejamento é o PDE Interativo, um módulo disponível no SIMEC. O PDE Interativo foi desenvolvido com base na metodologia do PDE Escola, mas a partir de 2012, todas as escolas públicas do país poderão utilizá-lo – mesmo aquelas que não foram priorizadas pelo PDE Escola, ou seja, que não receberão recursos federais desse programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário