Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Coordenadoria de Educação e comunidades indígenas do Guarita reúnem-se para tratar da semana do índio

Hoje (29) pela parte da manhã no Km 10, no município de Tenente Portela, na Escola Gomercindo Jete Tenh Ribeiro, estiveram reunidos lideranças indígenas, coordenadores pedagógicos, diretores, CPM, juntamente com representante da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE), para tratar da Semana do Índio na Comunidade Indígena do Guarita. 

No encontro, foi definido que cada escola tem a liberdade para organizar a programação da semana que começa no dia 12, culminando com a participação de todas as escolas indígenas na comunidade do Km 10 com diversas apresentações culturais e resgate histórico no dia 19 de abril.


Foto: Gilmar Marcolan

Plataforma Freire


Inscrições para cursos da Plataforma Freire podem ser feitas até 8 de abril

Estão abertas até 8 de abril as pré-inscrições para cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) através da Plataforma Freire. São oferecidas 1.158 vagas voltadas a professores da rede estadual em atividade nas áreas de Química, Física, Letras – Português, Matemática, Pedagogia, Filosofia, Geografia, Música, Artes Visuais, Ciências Agrícolas e Programa Especial de Formação pedagógica de Docentes.
As inscrições são feitas pelo link (clique aqui), sendo validadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelas secretarias municipais de educação entre nove e 23 de abril. De 24 de abril a oito de maio é a etapa de seleção dos alunos pelas instituições de ensino ofertantes, que serão a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul), a Universidade do Vale dos sinos (Unisinos), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade Regional Integrada (URI), a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
A matrícula acontece de nove a 23 de maio e as aulas iniciam no segundo semestre de 2012 na modalidade presencial. Outras informações podem ser obtidas no site ou através do telefone 0800 616161.

Fonte: Seduc

Conhecimento na escola será tema de formação de escolas do ensino médio


Imagem ilustrativa

Amanhã, sexta-feira 30, inicia a 1ª formação dos professores de ensino médio no núcleo de Três Passos. O Evento ocorre no auditório da escola Águia de Haia no município de Três Passos, a partir das 08h00min. A organização fica a cargo da E.E.Educ.Bas. Tiradentes de Tiradentes do Sul, com o apoio da E.E.E.M. Águia de Haia e da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE).
O palestrante será o profº Marcos Gehrken, doutorando da Universidade Federal do Paraná - UFPR e representante da Associação REGAR – Rede de Educação, Gênero, Trabalho, Geração de Renda e Cidadania, sediada no estado do PR, com o tema: As formas de Conhecimento na Escola: conhecimento escolar, conhecimento cotidiano, conhecimento científico e conhecimento técnico; organização dos conhecimentos na escola e a iniciação à pesquisa. Tendo como referência princípios da proposta de reestruturação curricular do ensino médio politécnico.
No encontro participarão as escolas, Olavo Bilac de Esperança do Sul, Tiradentes de Tiradentes do Sul, Padre Gonzales, Águia de Haia e o Instituto de Educação Érico Veríssimo de Três Passos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Escolas debatem “Eliminação da Discriminação Racial”



Trabalho da escola Bento Gonçalves de Braga
No dia 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, houve um protesto contra a lei do passe, que especificava os locais por onde os negros podiam circular. Participaram vinte mil negros que foram violentamente reprimidos pelo exército sul-africano. A partir de então, a ONU deliberou que o dia 21 de março passaria a ser o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Como o racismo é uma prática que prejudica todo e qualquer indivíduo envolvido, expondo as pessoas discriminadas a situações vulneráveis e comprometendo sua integridade moral, social e as vezes física, é imprescindível que os educadores, não apenas pelo cumprimento da legislação, mas principalmente pelo comprometimento de uma educação emancipadora, atuem nas escolas preocupados com a formação de uma consciência igualitária, sem preconceitos e que valorize cada vez mais o ser humano em toda sua plenitude, sem distinção de sexo, religião, cor...
Para tanto, os professores da 21ª CRE foram provocados a desenvolver atividades no dia 21 de março, lembrando o Dia Internacional de Luta Pela Discriminação Racial. Conforme relatórios dos professores, muitas escolas desenvolveram excelentes trabalhos sobre a temática, dentre os quais: leituras, debates, produção textual, confecção de painéis e cartazes, músicas, paródias, poemas, localização geográfica da África, religiões afro-brasileiras, culinária africana, brincadeiras, contos populares, filmes, desenhos...


Confira as fotos enviadas pelos educandários:

Alunos da Escola Bento Gonçalves de Braga

Alunos da escola Bento Gonçalves do Braga expondo trabalho.
























Escola de ensino médio Érico Veríssimo de Vista Gaúcha

Alunos da escola Érico Veríssimo


























Trabalho dos alunos da escola General Osório de Tenente Portela

Alunos da General Osório
























Evento da escola Tenente Portela

Alunos da escola Tenente Portela


Concurso do Magistério


Diário Oficial divulga resultado dos recursos referentes às inscrições


     O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28) publicou o edital no 06/2012 com o resultado dos recursos referentes às inscrições para do Concurso Público do Magistério. O candidato deverá verificar se a sua inscrição foi homologada após os recursos através de consulta na internet no site: www.fdrh.rs.gov.br. Para consultar o candidato deverá indicar o número do seu CPF no link específico disponibilizado em Concurso da Seduc.
     O edital também confirma a data das provas objetivas para o dia 15 de abril. Os locais das provas, o endereço e o horário serão informados posteriormente através de Edital de convocação.

Fonte: Seduc

Educandário promove palestra sobre HIV

      A Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Vista Gaúcha, juntamente com os 1ºs anos do Ensino Politécnico estarão iniciando as atividades práticas da nova proposta de reformulação do ensino médio, cujo tema abordado para este semestre será: drogas e sexualidade. Para isto convidam a comunidade em geral para uma palestra sobre HIV/AIDS com os palestrantes: Maristela Martins e Djalmo Anzorena do Grupo de Apoio e Orientação a Portadores de AIDS da ONG de Barra do Guarita - RS, a se realizar no dia 28/03/2012 nas dependências do ginásio de esportes da escola. Serão abordados diversos assuntos sobre o tema incluindo drogas e suas consequências, DSTs, inclusão social de portadores na sociedade e relatos de experiências.

PROGRAMAÇÃO:

13:30hs: Apresentação artísticas com grupo de dança da profª Michele Prates e música temática com alunos do 1º ano do ensino médio politécnico.

14:00hs: Palestra

Contamos com a presença de todos.


Texto enviado pela escola

terça-feira, 27 de março de 2012

Livro resgata brincadeiras, cantos e histórias Kaingang


Na ultima sexta-feira (23), no Setor Missão, Terra Indígena Guarita em Redentora, ocorreu na Escola Indígena de Ensino Fundamental Davi Rygjo Fernandes, o lançamento do livro KANHIG NHIR, TYG-TNH MRÉ NÉN U KAME MUNY KINHRAG KY HYNHAN JÉ (Brincadeira, cantos e histórias Kaingang vamos aprender a fazer). Participaram do lançamento, representantes da 21ª CRE, profº Gilmar Marcolan e proª Mirian Meyer; do COMIN (Conselho de Missão entre Índios – órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Sandro Luckmann e Noelí Teresinha Falcade; direção da escola, com a profª Marines de Moura Rosa, lideranças da comunidade, pais e alunos.
O livro é resultado do trabalho coletivo na elaboração e organização dos textos, na confecção de desenhos e registros fotográficos de atividades pedagógicas na E.E.I.E.F Davi Rygjo Fernandes, por docentes e discentes. O objetivo do livro é auxiliar na transmissão de conhecimentos e sabedorias entre gerações e incentivo do uso da língua Kaingang como parte da identidade do povo. A maioria das brincadeiras, dos jogos, cantos e histórias deste livro resultam de entrevistas, diálogos e outras atividades com pessoas idosas do Setor Missão.
Autores: Benjamim Perokag Crespo, Claciane Rinenh Crespo, Igedória Moreira, Iraci Minka Pedro, Ivone Jagnigri da Silva, Jucelaine Cipriano, Natalino Góg Crespo (in memoriam), Zoraide Vicente, com a colaboração do profº Bruno Ferreira.
Organização: Benjamim Perokag Crespo, Claciane Rinenh Crespo, Ivone Jagnigri da Silva, Natalino Góg Crespo (in memoriam), Sandro Luckmann e Noelí Teresinha Falcade.
O livro foi lançado pela editora Oikos.


Confira fotos do evento:







 Pedrico - índigena com 100 anos






Fotos: Marcelo Neckel

segunda-feira, 26 de março de 2012

Setor da alimentação escolar visita educandários



      O setor da alimentação escolar da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, está realizando desde o inicio do ano, visitas nas 74 escolas de sua abrangência. O objetivo é orientar os educandários na operacionalização do cardápio regionalizado que está sendo implantado este ano nas escolas de todo o estado. O cardápio regionalizado foi organizado pelas nutricionistas da SEC ao longo do ano passado, levando em consideração os hábitos alimentares bem como os produtos produzidos pela agricultura familiar de cada região. A elaboração do cardápio teve como base os formulários de controle mensal de alimentação que as escolas enviam para a coordenadoria e posteriormente é repassado à Seduc.

    Outros pontos trabalhados nas visitas são: o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIS) pelas agentes educacionais – merendeiras, o cuidado com a higiene pessoal, limpeza da cozinha, utensílios domésticos, armazenamento adequado dos alimentos, entre outros.




















Fotos: Marcia Dörr

sexta-feira, 23 de março de 2012

Concurso para o magistério estadual será dia 15 de abril

       O concurso público para o magistério estadual será no dia 15 de abril. Os 69 mil candidatos inscritos disputarão 10 mil vagas. São oferecidas oportunidades para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Indígena e Educação Profissional. 


       As provas são divididas em: Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Legislação e Conhecimentos da área e habilitação do candidato. Os inscritos deverão acompanhar pelo site da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (www.fdrh.rs.gov.br) a publicação do edital com os locais e horários das provas.

Fonte: Seduc

Seduc é pioneira na reserva de cotas raciais


O concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que vai nomear 10 mil professores – com provas previstas para a segunda quinzena de abril - é pioneiro na reserva de vagas para cotistas conforme a Lei Estadual 13.694/2011. De acordo com o edital, 16% das vagas são destinadas para candidatos negros. Segundo o procurador do Estado, Dr. Ernesto José Toniolo, o decreto no 48.485/2011, que regulamenta o concurso em andamento prevê a reserva de vagas aos candidatos negros e pardos, proporcionalmente a sua parcela na composição da população do Estado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE). “Trata-se de política afirmativa que tem o objetivo de assegurar o princípio da igualdade e combater a discriminação racial, propiciando o aumento do número de professores e servidores de escola negros”, informou o procurador.
Na terça-feira (20) o governador Tarso Genro deu força normativa ao parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que estabelece a necessidade de reserva de quotas para todos os concursos públicos do Estado do Rio Grande do Sul a partir de agora. O parecer destaca que "a política de cota tem, dentre outras finalidades, a busca de igualdade de oportunidades e da efetivação do princípio da igualdade material”. O procurador-geral do Estado, Dr. Carlos Henrique Kaipper, afirma que "a implementação de políticas de cotas encontra amparo tanto constitucional quanto legal e se constitui em instrumento legítimo na busca da eliminação das discriminações e da redução das desigualdades de recorte racial".
Ainda de acordo com o parecer do PGE, "a política de cotas para reserva de vagas de acesso aos cargos públicos da Administração Estadual, para que o respeito ao princípio da proporcionalidade seja preservado, deve fixar percentual proporcional à composição étnico-racial da população, conforme os percentuais verificados pelos Censos ou outros dados estatísticos cientificamente embasados e demonstrados, podendo assim variar segundo a proporcionalidade das cotas no serviço público em relação à composição racial da população e conforme os patamares de igualdade forem sendo consolidados".


Fonte: Seduc


quinta-feira, 22 de março de 2012

Governo continua aberto ao diálogo com magistério, diz Azevedo


Mesmo já tendo aprovado, na terça-feira (20), o projeto de lei encaminhado pelo Governo, que reajusta em 23,5% os salários dos professores, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, avaliou o aumento como um avanço histórico à categoria. O índice será pago em três parcelas: 9,84% em maio, 6,08% em novembro e 6% em fevereiro de 2013. Os deputados votaram, ainda, o abono das faltas dos professores que participaram da greve entre os dias 18 de novembro e 2 de dezembro de 2011. 
O secretário disse que o Executivo mantém a disposição de dialogar com o magistério. "É um avanço histórico sem precedentes na relação Estado e professores", afirmou. Azevedo ressalta ainda que a proposta do Governo não representa um engessamento. "Já estamos garantindo 76,6% aos professores até 2014, mas este índice poderá ser ampliado com a inflação de 2013 e 2014". 
Azevedo garante que o comportamento da economia e das finanças do Estado poderão produzir outras alternativas. "Nós temos que trabalhar pelo piso dentro daquilo que o Governo pode chegar e garantir que os professores tenham ganhos reais. É importante que nos trabalhemos com propostas que garantam melhorias efetivas para os professores".
Além dos ganhos reais, o secretário destaca que o aumento representa a retomada de uma curva ascendente nos salários dos professores. "Aquilo que foi desfeito em trinta anos precisa de um certo tempo para ser refeito. Não adianta apresentar propostas inexequíveis, propostas que não tenham condições reais de efetivação". Em dois anos, o Governo do Estado vai assegurar 24% de aumento real.
O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou a importância do índice na valorização dos professores estaduais. "É um reajuste histórico, que dialoga com o nosso compromisso de oferecer ganhos reais aos educadores. Com os percentuais que estamos oferecendo, até o final da nossa gestão a categoria terá avanços salariais que há muito tempo não se via", ressaltou.

Calendário 
O Executivo deve enviar ao parlamento gaúcho, nos próximos dias, a proposição de calendário cuja base de reajuste leva em conta o INPC. Considerando este índice, que em 2011 foi de 6,08%, o valor do piso passa de R$ 1.187,91 para R$ 1.260,19. A proposta prevê reajuste de 6,5% em novembro de 2013, 6,5% em maio de 2014 e 13,72% em novembro de 2014. 
Pestana afirma que o objetivo é negociar, em 2013 e 2014, a reposição da inflação destes períodos. "Estamos garantindo aos professores pelo menos 76,68% de reajuste até 2014. Isso significa que, em quatro anos, a média salarial de 82% dos professores passará de R$ 2.767,81 para R$ 4.885,19".


Confira os percentuais já propostos: 
Já concedido – Maio/2011: 10,91% (já concedido)

Aprovado na sessão plenária de 20/03/2012: 23,5% 
- Maio/2012: 9,84%
- Novembro/2012: 6,08%
- Fevereiro/2013: 6%

Projeto que será enviado ao Legislativo nos próximos dias: 28,98% 
- Novembro/2013: 6,5%
- Maio/2014: 6,5%
- Novembro/2014: 13,72% 

Total: 76,68%

Fonte: Governo do Estado

Pagamento de oito anos de promoções atrasadas de professores deve começar em novembro


Técnicos trabalham no recolhimento das avaliações de desempenho preenchidas entre 2003 e 2010

Está sendo gestado, na Secretaria de Educação, um planejamento que levará o governo estadual a iniciar, em novembro, o pagamento de oito anos de promoções de professores por merecimento e por antiguidade que estão atrasadas.
No momento, técnicos trabalham no recolhimento das avaliações de desempenho preenchidas entre 2003 e 2010, etapa que antecede o somatório de pontos e a formulação da lista de docentes promovidos.
Apesar de o trabalho já estar em andamento, os integrantes da cúpula da Educação afirmam que ainda é precoce qualquer projeção a respeito da quantidade de professores que serão promovidos em novembro próximo, quando o primeiro lote de ascensões na carreira será recuperado.
— Falar em números neste momento seria um chute. É um trabalho braçal que estamos fazendo ao buscar todas as fichas nas Coordenadorias Regionais de Educação. Mas a ideia é recuperar todo o passivo de promoções — diz a secretária adjunta de Educação, Maria Eulália do Nascimento.
Como as avaliações são pretéritas, o governo não irá utilizar os novos critérios de análise do desempenho dos professores, modificados em dezembro passado por meio de decreto do governador Tarso Genro.
Para recuperar o passivo entre 2003 e 2010, serão observados os antigos patamares de pontuação, mais subjetivos e menos vinculados à formação continuada do que os atuais.
— A primeira promoção baseada nos novos critérios ocorrerá em 2013. Agora, estamos no período de avaliação — esclarece Eulália.
As últimas promoções ao magistério ocorreram em 2002, ainda no governo Olívio Dutra. Contudo, elas não foram pagas. A quitação deste passivo foi feita em 2011, quando 9.606 docentes efetivamente subiram na carreira, com impacto financeiro de R$ 15 milhões.


Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 21 de março de 2012

Divulgado edital do Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 07/03, o edital nº 009/2012, referente ao Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Teaching of English as a Foreign Language), realizado em parceria com o Instituto de Educação de Londres. O objetivo da seleção é realizar capacitação de docentes de língua inglesa, vinculados à rede pública de educação básica, por meio de participação em programa de aperfeiçoamento em didática da língua inglesa no Instituto de Educação da Universidade de Londres, valorizando, assim, o magistério que atua na rede pública e promovendo melhoria de qualidade da educação básica brasileira.

Candidaturas
Para se candidatar é preciso ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade inglesa; ter licenciatura em língua inglesa; comprovar vínculo com a rede pública de educação básica ou que está atuando em programa da educação básica da Capes; ter proficiência em inglês; estar residindo no Brasil durante o processo seletivo; não receber simultaneamente bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou inglesas para o mesmo objetivo; e estar no efetivo exercício da docência em língua inglesa ou em metodologia, didática ou prática da língua inglesa quando participar do processo seletivo, além de ser servidor estável da União, do estado ou do município.
As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, até 20 de abril.
Benefícios
A etapa internacional do programa será desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Londres e prevê a seleção de até 30 participantes. O auxílio capacitação inclui auxílio capacitação destinado a custear as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento interno na etapa internacional do Programa de Capacitação no valor £ 910; seguro saúde, no valor de £ 50,00/mês; auxílio deslocamento; e pagamento de Taxas Escolares.

Seleção
A seleção se desenvolverá em quatro etapas, sendo elas análise documental, análise de mérito, entrevistas e reuniões conjuntas. O resultado está previsto para ser divulgado no final de abril.
Mais informações pelo telefone (61) 2022-6668 ou pelo e-mail teachingenglish@capes.gov.br

Fonte: ACS/Capes

Aprovado reajuste de 23,5% para o magistério


Depois de mais de quatro horas de discussão, a Assembléia Legislativa aprovou, na noite de terça-feira (20), projeto de lei que reajusta o salário dos professores gaúchos em 23,5%. O índice será pago em três parcelas – 9,84% em maio, 6,08 em novembro e 6% em fevereiro de 2013. Os deputados aprovaram aumento idêntico para servidores de escolas.

Aumento real
De acordo com o cronograma de reajustes apresentado pelo governo do Estado, o magistério irá receber 76,6% de aumento salarial até novembro de 2014. Com a aplicação dos 76,6%, o vencimento básico do professor com formação superior, a ampla maioria, passará de R$ 1.319,35 (janeiro de 2011) para R$ 2.331,41 em novembro de 2014. O salário médio de R$ 2.767,81 (janeiro de 2011) será de R$ 4.885,19 em novembro de 2014. E o salário do topo da carreira passará de R$ 3.209,58 para R$ 5.671,34 em novembro de 2014.

Anistia
A Assembléia aprovou também projeto do governo do Estado que abona as faltas dos professores que participaram da greve ocorrida entre 18 de novembro e 2 de dezembro de 2011. Conforme justificativa do Executivo, a anistia é possível, pois os dias parados foram compensados, e a carga horária anual de 800 horas foi respeitada.
A proposta, aprovada pelos deputados, integra a pauta de reivindicações da categoria. É a segunda anistia concedida pelo governo Tarso. No ano passado, o governo encaminhou projeto à Assembléia abonando os dias parados em novembro de 2008 e dezembro de 2009.

Com informações de www.al.rs.gov.br

Fonte: Seduc

terça-feira, 20 de março de 2012

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro


As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) iniciaram no dia 15 de março e vão até 15 de junho. O projeto selecionará 78 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com idade entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados em escolas publicas ou privadas, para atuarem como jovens deputados durante cinco dias. Os estudantes deverão elaborar um projeto de lei sobre: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor ou Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
O Projeto de Lei deve ser entregue na secretaria da escola para serem enviados à Seduc, que selecionara os projetos que representarão o Rio Grande do Sul na Etapa Nacional. A divisão do numero de jovens parlamentares por Estado obedece à representação de cada Unidade da Federação na Câmara Federa. O Rio Grande do Sul tem cinco vagas no Concurso.
O objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Médio o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança. A estudante Liandra Azambuja Vieira, aluna do Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval, uma das representantes do Estado no PJB de 2011, conta que foi uma grande experiência: “Não imaginava que ia sair uma cidadã tão bem preparada”. Ela destaca o clima de respeito em que ocorreram os debates. “Aprendi a saber escutar a opinião dos outros”.
Os projetos serão analisados sob os seguintes critérios: projeto de âmbito nacional, relevância do projeto para a sociedade, originalidade, aprofundamento da argumentação que justifica a proposição, respeito ao gênero textual, ou seja, texto escrito em formato de projeto de Lei. Os projetos serão eliminados nos seguintes casos: matéria evidentemente inconstitucional, matéria fora da competência da Câmara dos Deputados (vício de iniciativa), projeto sem justificativa, projeto mal estruturado em termos de Técnica Legislativa ou matéria fora da competência das Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro. São adotados como critérios de desempate: pertinência temática e coesão textual.


Seduc

Seduc promove formação para Programa Brasil Alfabetizado


Cento e vinte alfabetizadores, coordenadores de turmas e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) participam nesta semana, em Palmeira das Missões (20ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE) da formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado, promovida pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a 20ª CRE. O curso começa na tarde desta segunda-feira (19) e estende-se até sexta-feira (23).
A formação reúne alfabetizadores da abrangência das 9ª (Cruz Alta), 20ª (Palmeira das missões), 21ª (Três Passos), 35ª (São Borja), 36ª (Ijuí) e 39ª (Carazinho) Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e acontece no Wilson Park Hotel. A abertura será às 13h30 desta segunda-feira (19). Representam a Seduc as assessoras pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lara Milani Viscardi e Zilma Klein.
Estarão em pauta durante a semana temas como concepção sobre alfabetização de jovens e adultos, avaliação em EJA, trajetória da EJA no Brasil, função social da leitura e da escrita, princípios político-pedagógicos da avaliação no processo de alfabetização de jovens e adultos e fundamentos teórico-metodológicos das áreas das ciências humanas e da matemática no processo de alfabetização, entre outros.
O Programa Brasil Alfabetizado pretende contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados e colaborar com a universalização do ensino fundamental. O Programa é dirigido a jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados, voluntários alfabetizadores; voluntários tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuarão em turmas com pessoas com surdez ou com deficiência auditiva, usuárias de Libras; e voluntários coordenadores de turmas.

Fonte: Seduc

Estão abertas as inscrições para os cursos da Plataforma Freire


Começou ontem, segunda-feira (19) a pré-inscrição para os cursos da Plataforma Freire. São oferecidas 1.158 vagas para cursos de formação inicial e de segunda licenciatura. As pré-inscrições devem ser feitas no site http://freire.mec.gov.br, até o dia 8 de abril. A validação das pré-inscrições pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelas secretarias municipais de educação ocorrerá entre 9 e 23 de abril e a seleção dos alunos pelas instituições de ensino será entre 24 de abril e 8 de maio. As aulas iniciam no segundo semestre de 2012. Maiores informações podem ser obtidas no site acima ou pelo telefone 0800 616161.
São oferecidos cursos de licenciatura nas áreas: Química, Física, Letras – Português, Matemática, Pedagogia, Filosofia, Geografia, Música, Artes Visuais, Ciências Agrícolas e no Programa Especial de Formação pedagógica de Docentes.
Participam do projeto como instituições ofertantes a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul), a Universidade do Vale dos sinos (Unisinos), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade Regional Integrada (URI), a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Fonte: Seduc

segunda-feira, 19 de março de 2012

Coordenadoria realizará formação com secretários indígenas


Com o objetivo de capacitar os secretários das escolas indígenas das comunidades do Guarita e do Inhacorá, a 21ª Coordenaria Regional de Educação de Três Passos, realizará amanhã,  terça -feira 20, a partir das 09:00h, formação no Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), na Rua Getulio Vargas 1159, segundo piso, centro de Três Passos. 
A formação é referente ao sistema PROCERGS e documentação escolar através do sistema. 
A necessidade de formações nas escolas indígenas, bem como nas urbanas e rurais, foi levantada pelas direções das escolas em reuniões realizadas pela CRE ao longo do ano passado.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Instituto de Educação Érico Veríssimo implanta ensino médio politécnico


Na última quinta-feira (15), pela parte da manhã e noite, o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos, realizou em suas dependências, ato de implantação do Ensino Médio Politécnico e de Curso Normal para os 1ºs anos do educandário. Participaram do ato, alunos de 1º ano, direção, coordenação pedagógica, conselho escolar e o Coordenador da 21ª CRE, profº Artur Hugo Hepp, e a Coordenadora Adjunta, Profª Marli Franke.

Confira as fotos do ato.





Alunos do curso normal e politécnico

Diretor Alci Finatto

Coordenador 21ª CRE Profº Artur Hugo Hepp

Coordenadora Adjunta Profª Marli Franke




Fotos: Marcelo Neckel